Tuesday, November 26, 2024
spot_img

Distrito de Malema

Malema é uma vila moçambicana, localizada na província de Nampula, que é sede do distrito do mesmo nome. Situa-se às margens do rio Malema, que lhe empresta o nome. Em 2007, Malema tinha uma população de 20 277 habitantes.6 082

História

A vila tem o seu primórdio no início da ocupação colonial, com o estabelecimento do posto militar de Malema (Entre-Rios) em 1912. Como posto militar português, foi palco de combates entre as forças portuguesas e britânicas aliadas, e as alemães durante a Primeira Guerra Mundial, sendo ocupada por estes últimos em Fevereiro e de novo em Junho de 1918. A reforma de 1921 levou à abolição da estrutura administrativa militar, eliminando os comandos e postos militares e criando, em sua substituição, circunscrições civis. Malema torna-se então sede da sua circunscrição civil.

A povoação foi elevada à categoria de vila em 22 de Julho de 1961, data comemorada como feriado municipal.

Antes da independência nacional, a vila tinha o nome de Entre-Rios, e existe um movimento para restaurar o nome. Este nome deve-se à localização da vila entre o rio Malema e o seu afluente Mutivaze.

A Guerra Civil que assolou o país a partir de 1977 acabou por atingir o distrito em 1984, quando decorreram as primeira acções militares dos guerrilheiros da RENAMO. A vila de Malema foi atacada e ocupada pela RENAMO durante três dias em Fevereiro de 1987 e continuou a ser atacada esporadicamente até Novembro de 1988. No entanto, a relativa segurança da vila foi o refúgio da população rural, tendo sido aí criados centros de acolhimento de deslocados.

Em 2013, a vila foi elevada a município. O município passou a ser governado por um Presidente do Conselho Municipal eleito. Já se realizaram duas eleições autárquicas no município tendo sido eleitos:

Tomada de posse Presidente do Conselho Municipal Partido
2014 Ângelo Fonseca Frelimo
2019 Mário Adriano Muimela Renamo
2024 Nelson Manuel Pedro Frelimo

Transportes

Malema é atravessada pela estrada nacional N13, que liga Nampula a Lichinga; e também pela linha férrea de Nacala a Entre-Lagos, tendo uma estação ferroviária com serviço de passageiros. Ambas infraestruturas são as peças fundamentais do Corredor de Nacala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

- Advertisment -spot_img