Programa de apoio e aconselhamento
Projecto ESCALA (2016-2021)
Este acordo de cooperação financiado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) dedica-se a alcançar as metas 90-90-90 estabelecidas pela UNAIDS. Ele visa ampliar o Tratamento para todos, aumentando a cobertura de serviços de testagem, tratamento e retenção de população adulta e pediátrica oferecendo serviços de saúde de alta qualidade. Através do Projecto ESCALA, a EGPAF ajuda o governo de Moçambique a alcançar o controlo da epidemia capacitando em todos os níveis do sistema de saúde para o fornecimento de modelos sustentáveis de serviços de HIV e TB em Unidades Sanitárias. A EGPAF optimiza continuamente o apoio e assistência técnica em Unidades Sanitária seleccionadas em 11 distritos na província de Gaza e 14 distritos na província de Inhambane visando identificar PVHIV, colocando estes em tratamento e apoiar para que estes atinjam a supressão da sua carga viral. A EGPAF também trabalha para aumentar o acesso dos pacientes aos serviços abrangentes de TB.
A Colaboração de Parceiros para o Avanço do Tratamento de HIV Pediátrico (2020- 2023)
Este projecto financiado pela Acção Positiva para Adolescentes de ViiV Healthcare -visa melhorar os resultados de saúde a longo prazo para adolescentes (10-19 anos) e jovens adultos (20-24 anos) vivendo com o HIV. O projecto promove o envolvimento significativo de adolescentes e jovens adultos em programas de prevenção, cuidado e tratamento do HIV, ao mesmo tempo que capacita os profissionais de saúde na prestação desses serviços a essa população específica. O projecto também apoia as escolas a serem receptivas ao VIH – fortalecendo os encaminhamentos bidireccionais entre as unidades sanitárias e os ambientes educacionais (escolas).
Projecto Acelerando o Acesso de Pacientes a Anti-retrovirais Ideais e Produtos de Saúde Relevantes (Óptimos) (2020-2022)
Este projecto financiado pela UNITAID sob coordenação da Iniciativa Clinton HIV/SIDA (CHAI) visa agilizar e acelerar a transição para as formulações óptimas de ARV pediátricas recomendadas pela OMS, com foco nos comprimidos dispersáveis de 10 mg de dolutegravir (DTG). Este projecto fortalecerá os sistemas de informação, cadeia de suprimentos, prestação de serviços, farmacovigilância para ARVs pediátricos; e gerar evidências para informar a rápida aceitação e implementação de futuros tratamentos pediátricos, conforme eles se tornam globalmente disponíveis. Moçambique é um dos 4 países implementando este projecto global.