Doenças sexualmente transmissíveis
- VIH e SIDA.
- HPV.
- Clamídia.
- Gonorreia.
- Hepatite B.
- Sífilis.
- Herpes genital.
- Tricomónade
Milhões de pessoas continuam suscetíveis à infecção pelo VIH, com a SIDA sendo uma das maiores causas de mortalidade entre mulheres em idade reprodutival e adolescentes. O estigma e a discriminação ainda representam barreiras significativas ao exercício pleno dos direitos humanos, incluindo o acesso a informações vitais e serviços de prevenção e tratamento do VIH.
Para erradicar a epidemia da SIDA reque investimentos de longo prazo e são necessários investimentos sustentados. A saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, de facto são fundamentais para alcançar este objetivo. Jovens e grupos de maior risco de infecção pelo VIH precisam de suporte constante devido à sua vulnerabilidade.
O UNFPA está comprometida com a integração das respostas ao VIH aos cuidados de saúde sexual e reprodutiva, como parte de uma estratégia abrangente para garantir o acesso universal à prevenção, cuidados e tratamento, que inclui a disponibilização de preservativos. Apoia também o fortalecimento de grupos prioritários, mulheres, e jovens, para que possam viver de forma saudável e ter acesso aos serviços necessários sem enfrentar estigma, discriminação ou qualquer tipo de violência de gênero.