Monday, May 20, 2024
spot_img

Voleibol em Moçambique

A Federação Moçambicana de Voleibol (FMV) é uma organização fundada em 1978 que governa a pratica de voleibol em Moçambique, sendo membro da Federação Internacional de Voleibol e da Confederação Africana de Voleibol, a entidade é responsável por organizar os campeonatos nacionais de voleibol masculino e feminino no país.

O voleibol está a tornar-se cada vez mais popular entre os jovens moçambicanos. No entanto, faltam infra-estruturas. Para resolver isso, o país está a beneficiar deste projecto de reabilitação dos campos de voleibol.

Numa primeira fase, trata-se de reabilitar os campos para a prática desta modalidade nas escolas de Maputo. Um projecto, aos olhos de Itai Cardoso, que pode impulsionar o vólei. O treinador afirma que “a massificação deste projeto no voleibol tem muito a ver com aquilo que é a exigência de quem está à frente do projecto”.

Voleibol está “órfão” de apoios

Há, de facto, muitos praticantes desta modalidade na cidade de Maputo. É comum ver jovens de ambos os sexos nas ruas e pátios de estabelecimentos de ensino a jogarem vólei. Alguns jovens, mesmo sem experiência nenhuma, tentam dar o seu contributo para que a modalidade cresça, pelo menos nos seus bairros.

Uma delas, o projecto “Maningue Vólei”, estabeleceu uma parceria com a Associação de Voleibol da Cidade de Maputo e quatro escolas da capital, que irão beneficiar do apoio financeiro.

Acredita-se que Haverá “Maningue Voléi” porque a Federação Portuguesa da modalidade já está a apoiar Moçambique no desenvolvimento desta prática desportiva. Os apoios, segundo Cassamo, passam já por “algum material”, sendo que, no futuro, incluíram ajuda “na parte técnica”. “A partir daí vamos avançar nós. Queríamos também aproveitar este projecto para formar algumas pessoas que servirão de pontos da Federação nestas escolas-piloto e escolas-satélite das mesmas”, afirma o presidente da agremiação.

Em competições internacionais, Moçambique não consegue ocupar lugares cimeiros e acredita-se que, com este e outros projectos, o país poderá conquistar medalhas.

Moçambique sagrou-se campeão da Zona 6, em voleibol. O feito foi alcançado pelas duplas Paula Sinaportar/Vanessa Muianga e Ainadino Martinho/Jorge Monjane. As duplas moçambicanas são, por isso, tetracampeãs da região austral de África.

O reinado das duplas moçambicanas ao nível da África Austral continua intacto. Mais uma vez, voltaram a provar a sua hegemonia no voleibol, desta feita em Harare, Zimbabwe, onde arrancaram mais um triunfo.

O conjunto moçambicano partiu para esta prova com o estatuto “donos” do circuito e, por isso mesmo, crónicos candidatos à conquista da competição. Esse facto evidenciou-se desde o arranque da prova, em que as duplas moçambicanas, quer em femininos quer em masculinos, mostraram as suas valências.

A dupla feminina Ana Paula Sinaportar/Vanessa Muianga registou um percurso assinalável até à final. Naquele que era o jogo de tudo ou nada, as moçambicanas suplantaram a dupla do Zimbabwe Guyo/Dhlomo, por 2/0.

Com esse resultado, a dupla que esteve recentemente no campeonato africano da modalidade em Agadir, Marrocos, reforçou o seu estatuto na região.

Em masculinos, a dupla constituída por Ainadino Martinho/Jorge Monjane sagrou-se campeã da zona austral de África, ao vencer a dupla Sekao Jack/Chiswaniso, do Botswana, por 2/0, com os parciais 21-19 e 21-12.

Moçambique sagrou-se, deste modo, campeão da 5ª Etapa do Circuito da Zona 6 em Voleibol de Praia, prova que teve lugar no Zimbabwe. O triunfo das duplas Ana Paula Sinaportar/Vanessa Muianga e Ainadino Martinho/Jorge Monjane junta-se às anteriores conquistas, em Maputo, Joanesburgo e Gaberone.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Ensino Básico

0
Ensino básico O ensino primário é o nível inicial de escolarização da criança na aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes fundamentais para o desenvolvimento...

União de facto

- Advertisment -spot_img