Lucros da indústria chinesa voltam a crescer à medida que as condições se estabilizam

0
29

As empresas industriais da China registaram lucros maiores nos primeiros meses do ano, mostraram dados oficiais divulgados na quarta-feira, 27/03, reforçando os sinais de que a recuperação económica estava ganhando força, apesar da lentidão persistente no sector imobiliário.

Os lucros das empresas industriais da China aumentaram 10,2% nos primeiros dois meses em relação ao ano anterior, mostraram os dados do National Bureau of Statistics (NBS), após um declínio de 2,3% nos lucros para todo o ano de 2023.

O aumento vem na sequência de indicadores optimistas no início deste mês que sugerem uma estabilização na maior economia da Ásia. Mas os ganhos globais permanecem moderados pela fragilidade persistente no mercado imobiliário da China, apontando para uma divergência na recuperação pós-pandemia do país.

“Depois de uma surpresa positiva para a produção industrial no início do ano, uma nova recuperação dos lucros industriais envia outro sinal de que estamos de facto a assistir a uma recuperação gradual, depois de termos chegado ao fundo do poço no ano passado”, afirmou Lynn Song, economista-chefe do ING para a Grande China.

“Se a recuperação da indústria transformadora continuar, contribuirá para atingir o objectivo de crescimento para 2024, mas são ainda necessárias mais políticas de apoio para sustentar a dinâmica e a recuperação”.

As empresas estatais registaram um aumento de 0,5% nos lucros em Janeiro-Fevereiro, as empresas estrangeiras viram um ganho de 31,2%, enquanto as empresas do sector privado registaram um aumento de 12,7%, mostraram os dados.

Zhou Maohua, um analista do China Everbright Bank, espera ganhos contínuos nos lucros industriais, mas disse que as suas perspectivas podem ser prejudicadas por uma perspectiva incerta da procura global, flutuações de preços na energia e noutras matérias-primas e interrupções na cadeia de abastecimento devido a conflitos geopolíticos.

A recuperação generalizada da procura interna da China também continua por verificar.

No início de Março, a gigante chinesa de baterias de veículos eléctricos CATL, abre nova guia postou sua primeira queda nos lucros trimestrais desde o segundo trimestre de 2022.

Face à persistente fraqueza económica, um chefe adjunto do banco central assegurou na semana passada aos mercados as opções políticas à sua disposição, incluindo cortes nos rácios de reservas obrigatórias dos bancos (RRR).

Em Janeiro, o banco central anunciou a maior redução dos RRR em dois anos.

O gabinete de estatísticas da China publica dados combinados para os primeiros dois meses para eliminar as distorções devidas à variação do calendário do Ano Novo Lunar.

Os números relativos aos lucros industriais abrangem as empresas com receitas anuais de pelo menos, 20 milhões de yuans (2,78 milhões de dólares) das suas operações principais.

 

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!