Central Eólica de Namaacha inicia operações para meados de 2026

0
24

A construção da central vai durar dois anos e as projecções indicam o arranque das operações para meados de 2026, empreendimento que constitui uma solução para reforçar a rede da EDM nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, zona sul do País.

Em entrevista a Agência de Informação de Moçambique (AIM), Samir Salé, Director de Desenvolvimento e Negócios da GLOBELEQ, garantiu que o projecto está na fase final, indicando que o arranque das obras poderá ocorrer brevemente.

“Estamos na fase final de desenvolvimento e esperamos iniciar a construção no segundo semestre deste ano.

Central Eólica de Namaacha, será a primeira do género no País.  A escala de rede e está dimensionada para a produção de 120 MW. O projecto está em linha com a estratégia de transição energética do Governo que é de gerar energia limpa usando os recursos renováveis para nas horas de pico de demanda e tirar a vantagem da procura, sobretudo a nível da região.

De acordo com a AIM, citando a Globeleq, a decisão para a construção da Central Eólica de Namaacha confirma o potencial do País nas energias renováveis, factor que vai criar capacidade de resiliência na rede através de energias limpas e gerir as intermitências na zona sul com recursos a energias fora da rede.

As energias vêm tendo um crescimento notável, um desempenho de 70 por cento no peso da matriz energética nacional, assumindo-se como aposta para garantir o acesso à energia para toda a população até 2030.

Recentemente, cerca de 55 MW foram adicionados à rede eléctrica nacional através das centrais de Cuamba, com 15 MW, e de Mocuba com 40 MW, confirmando a importância das fontes sustentáveis de geração de energia, alicerçadas pelas condições político-Institucionais e associadas a um quadro jurídico-regulatório favorável para o efeito.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!