A recuperação de instalações WASH transforma a vida escolar das raparigas em Moçambique

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Landinho, Zambézia – “Antes de a escola ter água, eu tinha que pedir à professora para ir para casa durante o período da menstruação. Perdia dois dias de escola todos os meses”, diz Anatalia Daniel, uma aluna de 14 anos da escola primária de Landinho.

O ponto de água da escola de Landinho foi destruído em Março de 2023 pelo ciclone Freddy, que deixou um rasto de devastação em toda a província da Zambézia, em Moçambique. Deixou alunos e professores sem acesso fácil à água durante mais de seis meses. A falta de instalações de água, saneamento e higiene (ASH) no local teve um impacto enorme nas raparigas da escola.

“Quando as raparigas estavam menstruadas, ficavam em casa durante 2-3 dias e perdiam todas as aulas”, explica a professora de Anatalia, Zuhari Rui Gonçalves, 36 anos. “O ponto de água destruído afectou sobretudo as raparigas. Durante os testes, as raparigas não sabiam algumas das respostas e as faltas estavam a reflectir-se nas suas notas, em comparação com os rapazes.”

O UNICEF reconstruiu o ponto de água e restaurou o acesso às instalações ASH na escola em Outubro de 2023. Isso melhorou imediatamente a experiência de aprendizagem de todos os alunos.

“Ter água tem um impacto directo em ter tempo de qualidade na sala de aula. Tudo acontece rápida e facilmente quando temos água. As crianças não têm de pedir para ir a casa lavar-se e limpar-se”, diz a Sra. Gonçalves.

Os benefícios de ter acesso renovado à água eram particularmente evidentes entre as raparigas. A Sra. Gonçalves observou que “agora as raparigas não perdem nenhum dia – vão à casa de banho, lavam-se e voltam. As raparigas estão a assistir às aulas e a sair-se melhor nos testes”.

Anatalia também confirmou este facto.”Agora sinto-me feliz. É fácil utilizar a água da escola durante este período. Não falto a nenhum dia de escola”.

O UNICEF está a restaurar os pontos de água danificados pelo ciclone Freddy em toda a Zambézia com o apoio do Fundo Central de Resposta a Emergências (CERF).

Fonte: UNICEF

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