No âmbito do GEL-ICS: INTIC participa da conferência RSA 2024, o maior evento global de profissionais da área de segurança cibernética

0
13

No âmbito do GEL-ICS: INTIC participa da conferência RSA 2024, o maior evento global de profissionais da área de segurança cibernética

O Instituto Nacional de Tecnologia de Informação e Comunicação (INTIC), IP., participa do Scholarship Global Emerging Leaders in International Cyberspace Security (GEL-ICS), de sediado nos Estados Unidos da América, evento que decorre de 27 de Abril e prossegue até 11 de Maio. Participam do envento cerca de 4º mil representantes de vários paises. Moçambique está sendo representado no GEL-ICS por membros do Conselho de Administração do INTIC, nomeadamente o Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, Presidente do Conselho de Administração, e o Eng. Constantino Sotomane, Administrador do Pelouro Técnico Operacional. Após as sessões em Washington, os participantes reuniram-se na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, onde colaborarão com membros da primeira comissão ligada às actividades do Open-Ended Working Group on ICTs. Posteriormente, seguiram para São Francisco, na Califórnia, para participarem da Conferência RSA, o maior evento global de profissionais da área de segurança cibernética. Essa participação do INTIC em eventos de renome internacional não só fortalece os laços de Moçambique com a comunidade global de segurança cibernética, mas também permite a troca de experiências e aquisição de conhecimentos fundamentais para a protecção dos sistemas de informação e comunicação do país.

Para o PCA do INTIC Lourino Chemane, a participação de Moçambique na conferência GEL-ICS representa uma oportunidade crucial para a troca de experiências e aprendizados no desenvolvimento de políticas e estratégias de Segurança Cibernética, bem como na elaboração do quadro legal e regulamentar para combater crimes cibernéticos, tanto em âmbito nacional quanto internacional. “A nossa participação neste evento acontece numa altura em que Moçambique desenvolve seu quadro legal e regulamentar de TICs e Segurança Cibernética. A participação da delegação moçambicana é fundamental para a incorporação de experiências e boas práticas internacionais nos instrumentos nacionais em preparação”, disse Chemane. Chemane acrescentou ainda que isso inclui estudos sobre a regulamentação da Inteligência Artificial e seu impacto na sociedade, destacando a importância de informar futuras políticas, estratégias e regulamentações em Moçambique.

Além disso, Chemane considera que a conferência aborda o desenvolvimento de capacidades e competências de combate a ataques cibernéticos, com foco no trabalho do CSIRT Nacional e no estabelecimento de CSIRTs Sectoriais. “Moçambique busca ampliar parcerias com CSIRTs de outros países para fortalecer a troca de informações e experiências na mitigação e combate a incidentes de segurança cibernética, identificando oportunidades de formação, capacitação e adopção de tecnologias para reforçar a defesa cibernética, protecção de dados e combate a crimes cibernéticos”, disse.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!