PARLAMENTO INFANTIL: Crianças hoje na AR para falar das suas inquietações

0
75

PERTO de 300 crianças oriundas de todas as províncias do país estarão, hoje e amanhã, na sala do plenário da Assembleia da República, em Maputo, para falar das suas inquietações, dentre as quais o trabalho infantil e os acidentes de viação.

Trata-se daVI sessão ordinária do Parlamento Infantil, um eventoorganizado pelo Ministério do Género, Criança e Acção Social, e que vai decorrer sob o lema “Só Seremos o Futuro do Amanhã, Se nos Deixarem Sonhar”.

A cerimónia solene de abertura do evento será dirigida pela Presidente da Assembleia da República, Verónica Nataniel Macamo Dlhovo, um actoa ser antecedido pelas intervenções da Ministra do Género, Criança e Acção Social, Cidália Manuel Chaúque Oliveira, da governadora da cidade de Maputo, Iolanda Cintura, do representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Moçambique e do presidente do V Parlamento Infantil Nacional.

A VI Sessão Ordinária do Parlamento Infantilvisa envolver as crianças num debate aberto, com vista à sua participação activa na vida nacional, através da sensibilização dos membros do Governo, do Parlamento, dos órgãos de administração da justiça e da sociedade civil sobre as preocupações que inquietam os menores.

A apresentação e debate do grau de cumprimento das recomendações do V Parlamento Nacional,areflexão sobre o envolvimento da criança no trabalho infantil e as piores formas de trabalho infantil, a situação dos acidentes de viação envolvendo crianças e acções de prevenção, eperguntas e respostas do Governo corporizam a agenda dos trabalhos.

Em representação do Governo, participam no evento os ministros da Educação e Desenvolvimento Humano, da Saúde, Juventude e Desportos, do Interior, Transportes e Comunicações, Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos, Trabalho Emprego e Segurança Social e da Administração Estatal e Função Pública.

A VI sessão ordinária do Parlamento foi antecedida por uma cerimónia de ambientação dos “deputados de palmo-e-meio”, que teve lugar ontem na sala de sessões plenárias da Assembleia da República, bem como visita aos locais históricos, tais como a Praça da Independência, Fortaleza de Maputo e a instituições públicas e privadas.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/politica/70423-parlamento-infantil-criancas-hoje-na-ar-para-falar-das-suas-inquietacoes.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!