Moçambique participa da 36ª Conferência Anual do FIRST no Japão

0
32

Moçambique participa da 36ª Conferência Anual do FIRST no Japão

A Equipe Nacional de Resposta a Incidentes Cibernéticos (nCSIRT), composta por Sérgio Guivala, Chefe do Departamento de Segurança Cibernética e Coordenador do nCSIRT e por Elves Teles, participam de 9 a 14 de Junho de 2024, em Fukuoka, Japão, da 36ª Conferência Anual do FIRST, sob o Lema: “Bridging Security Response Gaps” (Reduzindo o fosso de resposta a Incidentes de segurança).

O FIRST visa promover a cooperação e a coordenação na prevenção de incidentes, estimular a reação rápida aos incidentes e promover a partilha de informações entre os membros e a comunidade em geral. A associação é composta por mais de 600 equipes com representação de mais de 100 nações.

A participação de Moçambique neste evento, é parte da implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética aprovada pelo Governo em 2021, em particular da componente de Operacionalização do CSIRT Nacional e de Cooperação Internacional. Os trabalhos realizados pelo nCSIRT.mz permitiram o reconhecimento do FIRST, tornando-se assim qualificada para aderir ao programa “FIRST Fellowship”.

A conferência oferece um fórum para partilhar objectivo, ideias e informações sobre como melhorar a segurança informática em escala global.

A participação do nCSIRT visa capacitar seus quadros em matérias de gestão, coordenação e resposta à incidentes cibernéticos por um lado, mas por outro, permite ao nCSIRT ter acesso a uma plataforma que possibilita o acesso a uma comunidade de resposta à incidentes global, acesso a um repositório de melhores práticas, ferramentas e comunicação confiável.

Importa referir que o quadro de serviços oferecidos pelo nCSIRT obedeceu ao framework do FIRST e o mesmo será usado ao longo dos anos e em paralelo com os demais frameworks tais como o da NIST, ENISA, SIM3 e outros, para constantemente evoluir os níveis de maturidade e integração de novos serviços do nCSIRT e da rede nacional de CSIRTs.

O nCSIRT está em fase conclusiva de adesão como membro deste fórum, o que vai conferir plenos poderes da sua participação neste prestigiado fórum global.

Para além da vantagem de poder votar, como membro do FIRST, o nCSIRT passa a ter o direito de descontos nas taxas de inscrição em eventos e pode usufruir de outros benefícios de adesão ao FIRST, como acesso à instância do FIRST MISP, Slack Workspace, grupos e listas de E-mail e outros serviços.

A anteceder o início da conferência no dia 8 de Junho de 2024, o coordenador do nCSIRT Sérgio Guivala participou da formação designada “CSIRT/SOC Manager Improvement Training”, que visava prover os gestores de ferramentas e conhecimentos para melhorar o processo de gestão de equipes de incidentes cibernéticos, melhorar a gestão do tempo, o uso adequado de indicadores-chaves de performance e o balanço entre as metas e os recursos existentes.

O curso foi ministrador pelo Vilius Benetis que é membro do NRD CIRT (@NRD Cyber Security), onde lidera uma equipe de especialistas para consultar, estabelecer e modernizar CSIRT/SOCs para governos, organizações e sectores na África, Ásia, Europa e Américas. Ele contribui activamente para o desenvolvimento de metodologias relacionadas ao CSIRT/SOC para ENISA, FIRST.org e ITU.

Estabelecido em 1990, o Fórum de Equipes de Resposta à Incidentes e Segurança, Inc. (FIRST) é uma associação internacional sem fins lucrativos de Equipes de Segurança de Computadores e Resposta à Incidentes (CSIRTs), Equipes de Segurança de Produtos e Resposta à Incidentes (CSIRTs) e pesquisadores de segurança independentes dos sectores público, privado e académico.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!