INTIC reúne com Agência Nacional de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação NITDA da Nigéria, durante a exposição do GITEX Africa 2024

0
43

INTIC reúne com Agência Nacional de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação NITDA da Nigéria, durante a exposição do GITEX Africa 2024

A Margem da 4ª reunião da Rede Africana de Autoridades de Cibersegurança (ANCA), e da feira de exibição de produtos e soluções tecnológicas GITEX Africa 2024 (Gulf Information Technology Exhibition) realizado de 29 a 31 de Maio de 2024 em Marrocos, a Delegação do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) chefiado pelo Presidente do Conselho de Administração, Prof. Doutor Eng. Lourino Chemane, manteve a 31 de Maio de 2024, um encontro com o Agência Nacional de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação da Nigéria (NITDA), representado pelo Director Geral, Dr. Kashifu Inuwa Abdullahi.

O encontro visava explorar áreas de cooperação entre INTIC e NITDA com foco nas áreas de transformação digital, segurança cibernética e capacitação. Os dirigentes fizeram uma presentação sumária das suas instituições, com enfoque para áreas de competência e projectos em cursos.

Segundo Lourino Chemane, PCA do INTIC, Moçambique tem particular interesse em colher experiência da Nigéria relativamente ao “Strategic Roadmap and Action Plan” (20024-2027) –SRAP v2.0, do NITDA, um plano estratégico e plano de acção daquele país.

“Neste contexto a NITDA partilhou com o INTIC o “Code of Practice of Interactive Digital Platforms and Internet Intermediaries e a Lei de Crimes Cibernéticos, instrumentos normativos daquele país, que serão de grande importância para os trabalhos em curso em Moçambique, relativos ao Desenvolvimento do Quadro Legal e Regulamentar, a destacar as propostas de Leis de Segurança Cibernética, de Protecção de Dados e de Crimes Cibernéticos”, disse Chemane.

No final do encontro, as entidades acordaram na necessidade de realizar reuniões de seguimento, que culminarão com a assinatura de um Memorando de Entendimento e a elaboração de um plano de actividades que possa produzir resultados tangíveis.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!