Portugal começa bem em Linz, com judoca do Sporting a conseguir subir ao pódio e a ganhar novo alento na corrida aos Jogos de Paris-2024
Maria Siderot (-52 kg) conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze no Grand Prix da Áustria, quinta etapa do Circuito Mundial 2024, que decorre na Tipz Arena, em Linz, ao derrotar a francesa Alyssia Poulange graças a um wazari a 13s do fim dos 4m do combate
Com este resultado a judoca do Sporting, atual 29.ª do ranking mundial, que já ultrapassou a portuguesa Joana Diogo (38.ª) também no ranking de qualificação olímpica (34.ª e 38.ª, respetivamente), não só se aproxima dos lugares de apuramento direto para os Jogos de Paris-2024, como antes ameaça misturar-se entre os que podem vir a ser qualificados por quotas continentais, o que promete baralhar as contas na Seleção em termos olímpicos. Ter subido ao pódio atribuiu 350 pontos a Siderot.
No combate frente a Poulange, de 18 anos, que ao ser apenas 241.ª do ranking foi uma das sensações da prova na categoria, Maria, de 27, começou por ser quem controlou a luta no primeiro minuto, fazendo sempre o primeiro ataque. No entanto, com o passar do tempo passou a ter dificuldade para continuar a projetar, com a francesa a tentar resolver o confronto no chão até ser projetada para wazari.
Isenta da ronda Inaugural, Siderot começara o grand prix austríaco a eliminar a mexicana Paulina Martinez (35.ª), por castigos aos 5.09m do prolongamento e quando havia sido penalizada com um segundo shido no ponto de ouro.
Na terceira ronda, necessitou igualmente de 4.40m de prolongamento para ultrapassar a japonesa Minaka Ito (sem ranking), vindo depois a ter a única derrota do dia nos quartos de final contra a brasileira Larissa Pimenta (13.ª) com um ippon aos 1.29m que respondeu aos wazari que Maria conseguira logo aos 21s. Pimenta veio a ganhar a competição ao derrotar na final a suíça Binta Ndiaye (28.ª) por ippon.
Na repescagem, Siderot manteve-se na perseguição ao 3.º lugar graças a um ippon frente à azeri Ayden Valiyeva (34.ª) a 55s do fim do combate.
De manhã, esteve igualmente em prova Raquel Brito (-48 kg), que derrotou a mexicana Edna Carrillo por ippon quando já somava um wazari, mas na ronda seguinte acabou eliminada pela japonesa Mitsuki Kondo, por wazari. Quanto a Emerson Silva (-60 kg), ficou-se pela ronda inaugural frente ao austríaco Daniel Leutgeb, por ippon.
Fonte: A Bola