Revista Tempo

Última Hora Maria Siderot de bronze no Grand Prix da Áustria

Maria Siderot de bronze no Grand Prix da Áustria

Portugal começa bem em Linz, com judoca do Sporting a conseguir subir ao pódio e a ganhar novo alento na corrida aos Jogos de Paris-2024

Maria Siderot (-52 kg) conquistou, esta sexta-feira, a medalha de bronze no Grand Prix da Áustria, quinta etapa do Circuito Mundial 2024, que decorre na Tipz Arena, em Linz, ao derrotar a francesa Alyssia Poulange graças a um wazari a 13s do fim dos 4m do combate  

Com este resultado a judoca do Sporting, atual 29.ª do ranking mundial, que já ultrapassou a portuguesa Joana Diogo (38.ª) também no ranking de qualificação olímpica (34.ª e 38.ª, respetivamente), não só se aproxima dos lugares de apuramento direto para os Jogos de Paris-2024, como antes ameaça misturar-se entre os que podem vir a ser qualificados por quotas continentais, o que promete baralhar as contas na Seleção em termos olímpicos.  Ter subido ao pódio atribuiu 350 pontos a Siderot.     

No combate frente a Poulange, de 18 anos, que ao ser apenas 241.ª do ranking foi uma das sensações da prova na categoria, Maria, de 27, começou por ser quem controlou a luta no primeiro minuto, fazendo sempre o primeiro ataque. No entanto, com o passar do tempo passou a ter dificuldade para continuar a projetar, com a francesa a tentar resolver o confronto no chão até ser projetada para wazari.

Isenta da ronda Inaugural, Siderot começara o grand prix austríaco a eliminar a mexicana Paulina Martinez (35.ª), por castigos aos 5.09m do prolongamento e quando havia sido penalizada com um segundo shido no ponto de ouro.

Na terceira ronda, necessitou igualmente de 4.40m de prolongamento para ultrapassar a japonesa Minaka Ito (sem ranking), vindo depois a ter a única derrota do dia nos quartos de final contra a brasileira Larissa Pimenta (13.ª) com um ippon aos 1.29m que respondeu aos wazari que Maria conseguira logo aos 21s. Pimenta veio a ganhar  a competição ao derrotar na final a suíça Binta Ndiaye (28.ª) por ippon.

Na repescagem, Siderot manteve-se na perseguição ao 3.º lugar graças a um ippon frente à azeri Ayden Valiyeva (34.ª) a 55s do fim do combate.

De manhã, esteve igualmente em prova Raquel Brito (-48 kg), que derrotou a mexicana Edna Carrillo por ippon quando já somava um wazari, mas na ronda seguinte acabou eliminada pela japonesa Mitsuki Kondo, por wazari. Quanto a Emerson Silva (-60 kg), ficou-se pela ronda inaugural frente ao austríaco Daniel Leutgeb, por ippon.

Fonte: A Bola

Exit mobile version