Moçambicanos celebram Dia de Paz e Reconciliação

0
54

OS moçambicanos assinalam hoje 31 anos do Acordo Geral de Paz, cuja assinatura aconteceu a 4 de Outubro de 1992, em Roma, na Itália, entre o Governo e a Renamo, pondo fim a 16 anos de guerra no país.

A cerimónia central das comemorações será presidida pelo Chefe do Estado, Filipe Nyusi, que vai depor uma coroa de flores na Praça dos Heróis Moçambicanos, em Maputo. No local, o Presidente vai igualmente proferir uma comunicação à Nação por ocasião da efeméride.

Foi o culminar de um longo percurso de negociações, mediadas, na última fase, pela Igreja Católica, representada pela Comunidade Sant’Egídio, que pela primeira vez conseguiu proporcionar um frente-a-frente entre o então Presidente da República, Joaquim Chissano, e o já falecido líder da Renamo Afonso Dhlakama.

Entretanto, pouco mais de 20 anos depois do acordo a paz foi ameaçada, com o surgimento de novos focos de intranquilidade, o que obrigou à retoma das conversações e posterior assinatura do Acordo de Cessação das Hostilidades Militares, tendo como signatários o antigo Presidente de Moçambique Armando Guebuza e Afonso Dhlakama, em Setembro de 2014.

Leia mais…

Fonte:Jornal Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!