Paquistão escolhe novo chefe de governo

0
50

O PARLAMENTO paquistanês reúne-se hoje, terça-feira, para eleger um novo primeiro-ministro, depois da desqualificação, na passada sexta-feira, de Nawaz Sharif pelo Supremo Tribunal do país, na sequência de um caso de corrupção.

A votação não trará surpresas. O partido no poder, o PML-N (sigla em inglês para Liga Muçulmana do Paquistão – Nawaz), que conta com uma maioria no Parlamento, irá escolher o antigo ministro do Petróleo, Shahid Khagan Abbasi, como primeiro-ministro interino, até que o irmão do chefe do Governo cessante, Shabbaz Sharif, possa apresentar-se como candidato ao lugar deixado vago por Nawaz Sharif.

Cinco representantes da oposição apresentar-se-ão a votos. O partido do antigo campeão de cricket Imran Khan, o Pakistan Tehreek-e-Insaf (PTI), que liderou a campanha contra Nawaz Sharif, escolheu como candidato Sheikh Rashid Ahmed, líder do partido Awami League.

De acordo com a Constituição paquistanesa, o vencedor resultará de uma maioria de dois terços dos votos na Assembleia Nacional, câmara baixa do Parlamento.

O Supremo Tribunal anunciou na passada sexta-feira um acórdão controverso, em que “desqualificou” Sharif do seu cargo de deputado, considerando-o culpado por não ter declarado um salário de 10 mil dirhans (2.700 dólares) atribuído por uma empresa detida por um dos seus filhos nos Emirados Árabes Unidos.

Sharif alegou que não recebeu o salário em questão, mas os cinco juízes do Supremo Tribunal consideraram que o primeiro-ministro não se comportou como um “membro honesto do Parlamento”, como impõe a Constituição, pelo que decidiriam pelo veredicto da “desqualificação”.

Nawaz Sharif escolheu então o seu irmão mais novo como seu herdeiro político, mas Shabbaz Sharif, que ocupa actualmente o cargo de chefe do governo provincial do Punjab, terá ainda que ser eleito pelo parlamento federal para poder aceder ao cargo de primeiro-ministro.

Shabbaz Sharif deverá apresentar a sua candidatura na circunscrição eleitoral deixada vaga pelo seu irmão, na sequência da sentença do Supremo Tribunal, um processo que poderá demorar até 45 dias.

Esta é a terceira vez que Nawaz Sharif é impedido de concluir um mandato. A primeira foi também por envolvimento num escândalo de corrupção e a segunda na sequência de um golpe de Estado.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/internacional/69991-paquistao-escolhe-novo-chefe-de-governo.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!