Petróleo sobe com o aumento dos riscos geopolíticos a agravar as preocupações com a oferta

0
62

Os preços do petróleo subiram no comércio asiático, na segunda-feira, com preocupações sobre a oferta global mais apertada, provocada pela escalada de conflitos no Médio Oriente e entre a Rússia e a Ucrânia, enquanto a diminuição do número de plataformas dos EUA contribuiu para a pressão ascendente dos preços.

Os futuros do petróleo bruto Brent subiram 39 cêntimos, ou 0,5 por cento, para 85,82 dólares por barril, às 07:59 GMT. Os futuros do petróleo bruto dos EUA ganharam 40 cêntimos, ou 0,5 por cento, para 81,03 dólares por barril

Ambos os índices de referência caíram menos de 1 por cento na semana passada em relação à semana anterior. Um dólar americano mais forte, que subiu cerca de 1 por cento na última semana, manteve os preços sob controlo.

“A escalada da tensão geopolítica, juntamente com um aumento dos ataques a instalações de energia na Rússia e na Ucrânia, juntamente com o recuo das esperanças de cessar-fogo no Médio Oriente, aumentou a preocupação com o fornecimento global de petróleo”, disse Hiroyuki Kikukawa, presidente da NS Trading, uma unidade da Nissan Securities.

Entretanto, o número de plataformas petrolíferas dos EUA caiu um para 509 na semana passada, mostraram dados da empresa de serviços energéticos Baker Hughes, indicando uma menor oferta futura.

Moscovo lançou 57 mísseis e drones no ataque que também visou a capital Kiev, dois dias depois do maior bombardeamento aéreo do sistema energético ucraniano em mais de dois anos de guerra em grande escala, disse Kiev.

A acção seguiu-se aos recentes ataques da Ucrânia às infra-estruturas petrolíferas russas, tendo pelo menos sete refinarias sido alvo de drones só este mês.

“As perturbações nas refinarias de petróleo na Rússia aumentaram a pressão sobre os mercados de combustíveis, levando a um aumento da procura de cargas de petróleo bruto disponíveis”, disseram os analistas da ANZ Research, acrescentando que cerca de 12% da capacidade total de processamento de petróleo da Rússia foi afectada.

As refinarias indianas que se recusam a aceitar o crude russo transportado em petroleiros da PJSC Sovcomflot devido às sanções dos EUA também estão a contribuir para o aperto do mercado global, disse o ANZ.

No Médio Oriente, as forças israelitas cercaram mais dois hospitais de Gaza no domingo, prendendo as equipas médicas sob fogo cerrado, informou o Crescente Vermelho palestiniano. Israel afirmou ter capturado 480 militantes nos contínuos confrontos no principal hospital de Gaza, Al Shifa.

O Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, disse ao Primeiro-Ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que Israel se arrisca a ficar isolado a nível mundial se atacar a cidade palestiniana de Rafah, na Faixa de Gaza.

No Médio Oriente, as forças norte-americanas atacaram seis veículos aéreos não tripulados Houthi no sul do Mar Vermelho, depois de o grupo ter lançado quatro mísseis balísticos antinavio contra um petroleiro de propriedade chinesa, informou o Comando Central dos EUA no sábado.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!