Novas empresas fixam-se em Beluluane

0
48

NOVAS empresas poderão, brevemente, instalar-se no Parque Industrial de Beluluane, na província de Maputo, com a materialização de um projecto de robustecimento e modernização da rede local de energia eléctrica.

Embora não haja números de projectos agora inoperantes devido à falta de energia, o “Notícias” apurou haver indústrias projectadas para aquela zona franca à espera de corrente eléctrica.

Mateus Magala, Presidente do Conselho de Administração da Electricidade de Moçambique (EDM), disse que “há empresas à espera de energia” e que com a implementação do projecto irá gerar emprego para milhares de moçambicanos e receitas ao Estado.

A fonte falava ontem em Maputo após a assinatura de um acordo de donativo de 15 milhões de euros por parte da Alemanha, destinados ao financiamento do Programa para a Modernização da Rede Eléctrica – Fase Dois. Além do parque industrial e comercial de Beluluane, a iniciativa vai beneficiar mais de cinco mil famílias das zonas próximas, com destaque para as do bairro Mavoco.  

Magala explicou que a melhoria da energia em Beluluane foi colocada como prioridade por ser um parque industrial e devido ao facto de já haver projectos cuja materialização é apenas barrada pela falta de corrente eléctrica de qualidade.

“Não significa que estejamos a esquecer as outras zonas do país ainda sem energia”, ressalvou o presidente da EDM.

O acordo foi assinado pela vice-ministra dos Negócios Estrangeiros, Nyeleti Mondlane, e pelo embaixador da Alemanha no país, Detlev Wolter.

No seu discurso, Wolter disse que o montante será aplicado na construção de uma subestação e redes de transporte e distribuição, fazendo com que no final das obras Beluluane tenha uma carga calculada em 200 mega watts.

Disse ainda que a participação alemã no projecto está acima de 20 milhões de euros, uma vez que já havia desembolsado cerca de seis milhões no passado.

Por sua vez, Mondlane considerou o apoio da Alemanha de “contribuição valiosa” e falou da importância de energia na redução de assimetrias entre as zonas urbanas e rurais.

Fonte:http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/economia/69428-novas-empresas-fixam-se-em-beluluane.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!