Moçambique consagra-se como pioneiro na CPLP, a lançar projecto Academia-Agro

0
18

A Associação dos Jovens Agricultores de Portugal em cooperação com a AJAP- Moçambique, Federação Nacional das Associações Agrarias de Moçambique (FENAGRI), e outros parceiros, lançou, em Maputo, sexta-feira, 26/04, o projecto Academia-Agro que visa promover a formação profissional agrícola e a capacitação prática de baixo custo a 50 jovens.

De acordo com o Director Geral da AJap, Firmino Cordeiro, o programa pretende não só promover o conhecimento sobre a agricultura e pecuária, bem como disponibilizar um kit Agro grátis, com alguns utensílios, ferramentas, sementes, diploma de participação e

Merchandising, para colmatar, no futuro próximo, as lacunas existentes na quantidade e qualidade dos alimentos à disposição das famílias moçambicanas e promover a melhoria da produção e exploração agro-pecuária e, assim, contribuir no combate à fome e à desnutrição.

“Pretendemos implementar o projecto em todo o País, pois temos a consciência de que o que mais existe neste vasto território são agricultores que querem empreender.

Dai que dinamizar a entrada de jovens neste importante sector, pela acção do Curso Agricultor Emergente (CAE), onde a gestão das explorações, a análise de mercados, a política de preços e o uso de apoio na agricultura são temas a introduzir no curso.” Disse.

Firmino Cordeiro, acrescentou que a academia- Agro, pretende apoiar os jovens e as suas iniciativas empreendedoras nas áreas agrícola, pecuária e outras actividades proporcionando-os aulas teóricas de 120 horas e 40 horas práticas no campo, bem como, disponibilizar formadores técnicos das empresas que integram a parceria, sendo que, em algumas áreas específicas, serão convidados especialistas de Moçambique, ou até mesmo de Portugal, para capacitar, formar e partilhar conhecimentos e experiências com os formandos.

“O projecto esta aberto a todos quantos se queiram juntar a este desígnio, nomeadamente, outras empresas de factores de produção, o Ministério da Agricultura e os seus organismos, ONG´s, banca e outros doadores internacionais, no sentido de disseminar os programas de apoio ao sector, e a colaboração e apoio na logística da Academia-Agro.” Detalhou.

Para o Presidente da FENAGRI, Hernâni Mussanhane, a Academia-Agro é a realização do plano Estratégico 2022-2024 da agremiação.

Dai que espera que, com as formações que vão arrancar, seja possível ter o maior domínio das técnicas agrárias e ver actualizadas as diferentes tecnologias disponíveis no mercado e principalmente o aumento da produtividade que o País tanto precisa.

 

 

 

 

 

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!