Futuro digital para África: Banco Africano de Desenvolvimento e a Intel vão formar milhões de pessoas em Inteligência Artificial

0
19

O Banco Africano de Desenvolvimento e a gigante tecnológica Intel formalizaram a sua cooperação para transformar o ecossistema digital africano. A parceria visa equipar 3 milhões de africanos e 30 mil funcionários governamentais com competências em Inteligência Artifical (IA).

Selado nos recentes Encontros Anuais do Banco Africano de Desenvolvimento em Nairobi, no Quénia, o acordo ajudará a criar uma massa crítica de africanos proficientes em competências da Quarta Revolução Industrial (4IR) para acelerar o crescimento e a produtividade e posicionar os africanos como contribuintes, e não apenas consumidores da 4IR. A formação abordará os desafios socioeconómicos e aumentará a produtividade em sectores-chave de crescimento, como a agricultura, a saúde e a educação, interrompendo assim os ciclos de crescimento tradicionais.

Bienvenu Agbokponto Soglo, Director de Assuntos Governamentais da África e Ligação CTO da Intel, declarou: “A Intel espera promover a sua colaboração com os governos africanos para tornar tecnologias avançadas, como a IA, acessíveis a todos, quebrando barreiras relacionadas com a geografia, o género e a etnia e permitindo ampla participação na economia digital”.

A parceria também apoiará os países africanos, comunidades económicas regionais e organizações continentais no desenvolvimento de políticas harmonizadas e estruturas regulatórias em IA, 5G, Wi-Fi 6E, dados e nuvem.

Ousmane Fall, Director Interino de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Banco Africano de Desenvolvimento, sublinhou a importância das competências digitais para a juventude africana. “Com os avanços da tecnologia digital, o nosso mundo está a evoluir rapidamente, tal como a nossa população jovem, que deverá atingir 830 milhões de pessoas em 2050. Para desenvolver competências em grande escala e à velocidade necessária, precisamos da cooperação de todos”, afirmou. “O Banco está entusiasmado por colaborar com a Intel para trabalhar no sentido deste compromisso partilhado. Juntos, estamos a moldar o futuro digital de África e a capacitar os nossos jovens”, acrescentou.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!