Oficina de História promove debate sobre fotografia no Camões

0
63

Centro Cultural Português promove o debate sobre o papel da fotografia e outros meios visuais na escrita da história e na produção da memória colectiva

O Centro Cultural Português acolhe, amanhã, a exposição itinerante da Namíbia – “Usakos – fotografias para além das ruínas” – que estará patente na galeria do Camões até o dia 4 de Agosto.

É a propósito desta exposição que no dia seguinte, sexta-feira, a Biblioteca do Camões acolhe a Oficina de História Visual.

Pretende-se, no entanto, a promoção de um debate entre académicos, arquivistas, investigadores, fotógrafos e curadores sobre o papel da fotografia e outros meios visuais na escrita da história e na produção da memória colectiva em Moçambique e outros países.

A Oficina de História Visual começa com uma visita guiada à exposição “Usakos – fotografias para além das ruínas”, que será também o tema do primeiro painel da sessão, no qual participam Giorgio Miescher, curador e investigador do Centro de Estudos Africanos da Universidade Basel (Suíça) e da Fundação Carl Schlettwein, Saara Llovu, representante da Câmara Municipal de Usakos (Namíbia), e Jeremy Silvestre, da Associação de Museus da Namíbia. A moderação estará a cargo de Alexandra Pinho, directora do Camões.

O segundo painel terá como intervenientes Alexandre Pomar, jornalista e crítico de arte português e o fotógrafo Mauro Vombe que irão reflectir sobre a fotografia moçambicana, num painel moderado por Catarina Simão, realizadora e investigadora portuguesa.

O início da tarde será dedicado ao tema “Fotografia, História e Arquivos Fotográficos em Moçambique” e conta com a participação de Caio Simões de Araújo, doutorando de História e Política Internacional na Universidade de Basiléia (Suíça), Eric Morier-Genoud, investigador de História Africana e Catarina Simão. A moderação estará a cargo de Alexandre Pomar.


Fonte:http://opais.sapo.mz//index.php/cultura/82-cultura/45492-oficina-de-historia-promove-debate-sobre-fotografia-no-camoes.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!