Neste domingo, Angola e Namíbia se enfrentaram, no estádio Nelson Mandela, pela final da Taça COSAFA 2024. Com superioridade esmagadora, os Palancas Negras dançaram na cara da adversária e levaram a taça, com direito à goleada.
Uma vitória substancial. Não existem outras palavras que possam descrever o feito dos angolanos, no último domingo, na África do Sul. Este é o tetracampeonato dos Palancas no torneio.
De acordo com o Jornal de Angola, logo nos primeiros 12 minutos de jogo, Pedro Bondo abriu os trabalhos. Ele aproveitou um rebote de Keliano e balançou a rede da Namíbia, colocando Angola em vantagem.
O feito de Bondo serviu para carimbar o que seria o início de uma vitória esmagadora dos Palancas. Em ritmo acelerado, os angolanos tinham sede de gol e raça suficiente para levar a taça pra casa.
Na ânsia por parar o ataque angolano, Hambira cometeu uma falta em Pedro, dentro da área. Após revisão pelo VAR, o pênalti foi confirmado. O escolhido para a cobrança: o ídolo angolano, Depú. Missão dada, missão cumprida! O artilheiro da COSAFA 2024, ampliou o placar para os Palancas, 2 a 0.
No segundo tempo, era a hora de dançar e brilhar diante da adversária. Apesar da pressão inicial da Namíbia, Vidinho pôs fim à ousadia e marcou o terceiro de Angola, para mostrar quem eram os donos da partida e da taça. Após cobrança de escanteio de Berna, o petrolífero cabeceou para a rede e colocou os Palancas em lugar ainda mais confortável no duelo. Um golaço!!!
Angola seguiu com garra e superioridade na partida. Aos 67 minutos, Vidinho deu o ar da graça novamente. Após uma falta grave, que resultou na expulsão do jogador namibiano, Kamberipa, Vidinho foi o responsável pela cobrança do lance. O jogador do Petro de Luanda marcou um golaço, da entrada da área, sem chances de defesa para Ndisiro.
A certeza da vitória, não diminuiu a garra dos Palancas, que não queriam apenas ganhar, queriam fazer história. Diferentemente da Namíbia, que sem fôlego, ansiava pelo apito final.
Três minutos mais tarde, Hossi serviu um bolão a Keliano, na cara do gol. O jogador não desperdiçou a oportunidade e selou a vitória dos Plancas, com o 5 a 0.
Era dia de baile angolano, na África do Sul. Dia de dançar Kuduro. Dia de encher o coração de orgulho e os pulmões de ar, para gritar ao mundo o nome da campeã da Taça COSAFA 2024: Angola!!!
No palco que leva o nome de um dos maiores líderes da história da humanidade – Nelson Mandela, os Palancas Negras escreveram seus nomes na história, pela quarta vez. Foi a vez do tetra!
Fonte: Besoccer