Selecionador Nacional fala dos méritos da formação
Roberto Martínez falou sobre o trabalho da formação em Portugal para que a Seleção Nacional possa sempre estar recheada de bons jogadores referindo, em entrevista ao jornal As, que o trabalho se está a refletir nos clubes.
«Não há outro país com campeonatos nacionais de sub-15, sub-17 e sub-19, depois a categoria sub-21 e, por fim, as equipas B e as equipas seniores. Dos 18 aos 23 anos, há jogadores que são tratados como elite. Não é por acaso que temos sempre equipas de topo em todos os escalões. É a estrutura», explicou.
É por isso que os melhores jogadores surgem tão cedo? «Uma coisa é o campeonato português, que é competitivo, mas ao nível de Benfica, Sporting e FC Porto já há patamar europeu e isso exige muito dos jovens jogadores. Além disso, as equipas não têm problemas em vender. Aceleram o processo de formação. António Silva e João Neves, jogadores nascidos em 2004, estão a carregar o peso no Benfica; Gonçalo Inácio ganhou o campeonato com o Sporting; FC Porto apostou em Diogo Costa, Francisco Conceição… É uma plataforma que dá oportunidade ao talento português de brilhar», sublinhou.
Fonte: A Bola