O pontapé inicial para a fase quartas de final da Copa do Brasil será dado nesta quarta-feira, com os confrontos entre São Paulo x Atlético Mineiro e Bahia x Flamengo. A promessa é de muito equilíbrio e emoção com as equipes em momentos parecidos na temporada.
Mas uma grande coincidência chama a atenção: a última vez que esses dois confrontos aconteceram pela competição foram na mesma edição, em 2000, há 24 anos.
Bahia e Flamengo se enfrentaram apenas quatro vezes na Copa do Brasil, em 1999 e 2000. Da última vez, o confronto foi válido pela fase oitavas de final e quem levou a melhor foi o Mengão. No jogo de ida, na Arena Fonte Nova (palco do confronto desta quarta), o time carioca venceu por 3 a 1, com gols de Fábio Baiano, Lucio e Tuta. O gol do Tricolor foi marcado por Jorge Wagner.
No duelo de volta, no Maracanã, o Bahia teve que ir com tudo para cima na busca de uma reação. Até saiu na frente com Jefferson, mas Tuta marcou mais uma vez e garantiu o empate em 1 a 1. Agregado 4 a 2 e Flamengo nas quartas.
Apesar da alegria de passar pelo Bahia, o Flamengo não durou muito naquela Copa do Brasil e acabou eliminado nas quartas de final. O adversário foi o Santos e o placar não foi nada agradável, com um agregado de 8 a 2 e uma goleada por 4 a 0 sofrida.
Agora em 2024, o Bahia chega em grande momento e vivendo sua melhor temporada recente. A tentativa é de quebrar a escrita de vencer o Flamengo pela primeira vez na Copa do Brasil e também chegar na semifinal de maneira inédita. Essa é a nona vez que o Tricolor vai até as quartas, mas sempre acabou eliminado.
Do outro lado, o Flamengo vai em busca do seu quinto título (venceu em 1990, 2006, 2013 e 2022). No ano passado, o Mengão foi finalista, mas acabou derrotado pelo São Paulo.
Outro confronto com promessa de equilíbrio neste ano é entre São Paulo e Atlético Mineiro. Na Copa do Brasil de 2000, as equipes tiveram um animado confronto válido pela fase semifinal. Assim como aquele Bahia x Flamengo, a classificação foi selada mesmo na partida de ida em que o Tricolor venceu por 3 a 0 no Morumbi, com gols de Rogério Pinheiro no primeiro tempo, e os de Carlos Miguel e Fabiano já na reta final.
Para o duelo de volta no Mineirão, o Atlético Mineiro teve uma missão ingrata e ainda saiu atrás no placar logo cedo. O lá e cá animado acabou com o empate 3 a 3 com destaque para Marcelinho Paraíba, que marcou os três gols do Tricolor, que acabou classificado para a final. Mas o título ficou mesmo o Cruzeiro, que venceu por 2 a 1 no mesmo Mineirão que semanas antes seu rival foi eliminado.
Depois de bater na trave na final de 2000, o São Paulo só foi conseguir ser campeão da Copa do Brasil no ano passado, na já citada final contra o Flamengo. Do outro lado, o Atlético Mineiro tenta conquistar esse título pela terceira vez após 2014 e 2021.
Fonte: OneFootball