Em causa processo contra o Leixões, que conheceu o desfecho. Nacional pode sagrar-se, assim, campeão do segundo escalão do futebol português, depois de ter sido o Santa Clara a festejar
O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao Nacional no ‘caso Danrlei’ no jogo contra o Leixões, realizado a 28 de fevereiro, devendo passar, assim, a ser o clube madeirense o campeão da Liga 2, depois de ter sido o Santa Clara a festejar. Os alvinegros, recorde-se, protestaram o encontro por alegada utilização irregular do defesa-central dos bebés do Mar – tinha sete amarelos à data inicial do jogo e nove quando se disputou. A partida, inicialmente marcada 4 de fevereiro, foi adiada para dia 28 por falta de policiamento.
«Nestes termos, o Colégio Arbitral delibera por unanimidade revogar o acórdão do Conselho de Disciplina da FPF e, nos termos do disposto no n.º 5 do artigo 95.º do CPTA, aplicável in casu por força do disposto no artigo 4.º, n.º 2, da LTAD, especificar que a decisão a proferir pelo Conselho de Disciplina da FPF está vinculada à interpretação do n.º 8 do artigo 37.º do RDLPFP supra descrita neste acórdão, devendo aplicar-se o normativo ao caso e sancionar-se a Leixões SAD no espectro da moldura sancionatória aplicável», pode ler-se no acórdão, datado de 7 de junho.
Com esta decisão, que atribui os 3 pontos ao Nacional e derrota ao Leixões – o jogo tinha terminado empatado –, os madeirenses saltam para o primeiro lugar, uma vez que terminam a prova com os mesmos 73 pontos do Santa Clara, mas com vantagem no confronto direto. A decisão ainda é passível de recurso.
Fonte: A Bola