Moçambique Participa da conferência Singapore International Cyber Week

0
50

Moçambique Participa da conferência Singapore International Cyber Week

O País, através do Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) participou do Singapore International Cyber Week (SICW) 2024, que realizou-se de 15 a 17 de Outubro do corrente ano, em Singapura e que abordou o tema “Confiança e Segurança na Era Digital“.

 Moçambique esteve representado pelo Presidente do Conselho de Administração do INTIC, Prof. Doutor. Lourino Chemane e pelo Administrador para o Pelouro Técnico e Operacional, Constantino Sotomane, como parte da participação dos dois dirigentes no Fellowship Global Emerging Leaders in International Cyberspace Security promovido pelo Governo dos Estados Unidos de América através do Departamento de Estado.

 Também esteve presente no evento, o Embaixador Nathaniel Fick do Governo dos Estados Unidos da América, tendo dirigido a cerimónia de encerramento do curso e efectuado a entrega dos certificados de conclusão do Fellowship aos participantes.

O evento visava promover a confiança e a cooperação em questões digitais e de ciberseguranca entre Estados. O Singapore International Cyber Week 2024 teve, para além da cerimónia de abertura, sessões do painel de alto nível, com foco em diversos tópicos ligados a política, estratégias, operacionais, técnicos e diplomáticos relativos a segurança cibernética e ao ciberespaço em geral.

Este programa é parte dos esforços de desenvolvimento de competência na área de segurança cibernética e concorre para a implementação da Política e Estratégia Nacional de Segurança Cibernética na componente de capacitação institucional e de cooperação internacional.

De referir que o SICW 2024 foi o último módulo presencial e conclusivo do programa GEL-ICS deste ano, que teve a duração de 12 meses. 

“Esta formação foi mais uma oportunidade para reforçar a cooperação e colaboração entre o INTIC e as entidades congêneres de Singapura e dos EUA, quem tem apoiado o nosso país na área de Segurança Cibernética e Diplomacia Cibernética, para além das oportunidades de troca de experiência e parceria” – disse o PCA.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!