Desde 2007, quando Kaká foi eleito o melhor do mundo, um jogador brasileiro nunca esteve tão perto de ganhar o tão sonhado Bola de Ouro. A temporada fantástica de Vini JR. coloca o jogador como um dos principais candidatos ao prêmio, que ocorrerá final do ano, ainda sem data marcada.
Em casas de apostas, por exemplo, onde é possível aproveitar o bônus aposta e ganha até R$500, o camisa 7 madrileno é apontado como o grande favorito. No entanto, o brasileiro disputa o prêmio com outros craques de peso do futebol mundial, alguns com números superiores ao brasileiro, e a disputa da Eurocopa na metade do ano pode acirrar a disputa.
Os feitos de Vi JR. na temporada
A temporada 23/24 de Vini JR, que é o período avaliado pelo prêmio Bola de Ouro da revista France Football, foi a mais brilhante da carreira do craque brasileiro até então. Em 39 jogos oficiais da temporada, conforme números do Be Soccer, o camisa 7 marcou 24 gols e deu 9 assistências, resultando em 33 participações em gols.
Além disso, o brasileiro ainda conquistou 3 títulos pelo Real Madrid: a Supercopa da Espanha, La Liga (campeonato espanhol) e, o principal de todos, a Liga dos Campeões da Europa, tendo sido eleito o melhor jogador da competição.
Para além dos números, o que torna a temporada de Vini JR especial é o seu protagonismo nos títulos do Real Madrid, sendo um jogador que cresceu demais em decisões. Os maiores exemplos são o hat trick contra o rival Barcelona na final da Supercopa da Espanha e o gol na final da Liga dos Campeões. Inclusive, é o único brasileiro a marcar em duas finais seguidas da Champions.
E extrapolando o talento, títulos, números e protagonismo, o prêmio Bola de Ouro também considera o fair play e as histórias de superação. O craque madrileno também é super relevante nesse aspecto, sendo considerada uma das principais figuras do futebol mundial na luta contra o racismo.
Outros candidatos ao Bola de Ouro 2024: o fator Eurocopa
Em termos de conquistas e desempenho individual em jogos decisivos, é praticamente unânime a visão de que Vinícius JR, até o momento, é o melhor jogador do mundo da temporada.
No entanto, existe um fator que pode atrapalhar o brasileiro na disputa: a Eurocopa.
Isso porque o torneio de seleções tem um peso enorme, e outros craques do futebol mundial podem se sobressair e brigar com o brasileiro pelo prêmio.
Um exemplo é o francês Kylian Mbappé. O craque tem números superiores ao brasileiro (44 gols e 10 assistências em 48 jogos), mas pesa contra ele o fato de jogar em uma liga menos relevante e a eliminação nas semifinais da Liga dos Campeões. Acontece que um título francês na Eurocopa, por exemplo, pode virar a balança e deixar o francês mais perto da bola de ouro.
O mesmo pode acontecer com o companheiro de equipe do brasileiro Jude Bellingham, eleito o melhor jogador da La Liga. Caso o meia conduza a Inglaterra ao título da Eurocopa, é possível que o camisa 5 acirre a disputa pelo prêmio de melhor jogador do mundo.
Vale lembra que Vini JR. também vai disputar um campeonato pela sua seleção: a Copa América. Infelizmente, o torneio não tem tanto peso no futebol mundial como a Eurocopa, mas se o camisa 7 ter um bom desempenho e o Brasil levar a taça, sem dúvidas que isso também pesará a favor do nosso atacante.
De qualquer forma, é fato que, no momento, por tudo o que fez na temporada e pelo que ele representa, Vini JR merece demais levar o Bola de Ouro 2024. Ficamos na torcida para que os votantes do prêmio sejam justos e entreguem o merecido prêmio ao nosso craque.
Fonte: Besoccer