Tem mercado mas SAD e Schmidt contam com ele para a nova época; saída é improvável
O Benfica entende que Florentino, médio centro de 24 anos, será peça importante para atacar a próxima temporada e nesta altura tomou a decisão de o manter no plantel, apesar de ele ter mercado, nomeadamente em Inglaterra, e de inicialmente ser uma das transferências projetadas para este verão.
Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado
Florentino tem contrato até 2027 e renovou em outubro de 2022, com uma nova cláusula de rescisão fixada em €120 milhões.
Com 24 anos e produto da formação do Seixal, o médio teve ofertas para sair em janeiro deste ano e recebeu mesmo uma proposta concreta na ordem dos €30 milhões — de um clube da Premier League que não o Everton, que há muito tem o jogador na lista de potenciais contratações —, mas que a SAD dos encarnados recusou, muito por influência do treinador, Roger Schmidt, que não o quis perder e terminou a época com ele a titular na equipa.
Apesar da possibilidade de venda milionária para João Neves e na sequência da contratação já anunciada pelo Benfica de Leandro Barreiro, médio internacional luxemburguês que termina contrato com os alemães do Mainz e chega a custo zero para assinar por cinco temporadas, a saída de Florentino estava pensada. Porém, entendem a estrutura e Roger Schmidt que o português tem características diferenciadas que podem equilibrar o plantel.
Esta convicção sai reforçada na medida em que em cima da mesa para as próximas semanas ganha força a possibilidade de transferência de João Mário, médio de 31 anos que vai formando a ideia de seguir para um clube árabe e assim poder assinar um último contrato financeiramente mais entusiasmante — João Mário, no entanto, ainda não tem propostas oficiais e seguiu para férias focado em continuar a jogar pelas águias.
A ideia é mesmo que Florentino Luís fique em 2024/2025 e uma saída nesta janela de mercado só mesmo se chegar alguma proposta que o Benfica considere verdadeiramente irrecusável.
Florentino, campeão nacional pelos encarnados em 2018/19 e em 2022/23, tem 131 jogos realizados pela equipa principal e foi muito utilizado nas duas últimas temporadas sob o comando de Schmidt. Determinante em 2022/23, com presença em 54 jogos, o médio foi lançado de forma mais intermitente na última época, mesmo assim fez 45 desafios, 26 na condição de titular.
Fonte: A Bola