Emblema ribatejano será, ao abrigo dos regulamentos – e ao contrário do que, por lapso, A BOLA tinha escrito -, o clube promovido caso o Vitória de Setúbal não cumpra os requisitos legais; líder máximo dos escalabitanos diz estar a aguardar o desenlace do processo, mas confirma estar tudo devidamente tratado para ocupar a vaga dos sadinos
O União de Santarém será o clube convidado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) caso o Vitória de Setúbal não apresente, até ao próximo dia 20, os requisitos legais para integrar a próxima edição da Liga 3.
Ao contrário do que, por lapso, A BOLA anunciara, não será o Limianos – por ter sido o melhor terceiro classificado das duas séries do Campeonato de Portugal – o clube que terá direito a ocupar a vaga que fique em aberto pela não participação do Vitória de Setúbal na Liga 3. O nosso jornal fez uma interpretação errada dos regulamentos (motivo pelo qual endereçamos o nosso pedido de desculpas a todos os visados) e cabe-nos agora esclarecer o caso.
Nesse sentido, diz o regulamento da FPF que caso alguma das equipas não cumpra os requisitos obrigatórios para subirem do Campeonato de Portugal à Liga 3, será o terceiro classificado dessa mesma série a poder ocupar a vaga. Ora, uma vez que o Vitória de Setúbal estava inserido na Série 2 – ficou em primeiro lugar e, por isso, ainda vai disputar o título do Campeonato de Portugal diante do Amarante, que venceu a Série 1 -, quem terá o direito de jogar a Liga 3 na próxima época é o União de Santarém, emblema que ficou no 3.º posto da Série 2.
A BOLA contactou o presidente do União de Santarém, que confirmou que o clube está totalmente preparado para aceitar o convite da FPF para poder jogar no terceiro escalão do futebol português em 2024/2025.
«Desde o passado dia 2 de maio, quando foi pública a insolvência do Vitória de Setúbal, ficou claro que poderia abrir-se mais uma vaga de subida na nossa série. Ainda assim, o nosso foco no relvado foi sempre jogarmos para conseguimos garantir um dos dois primeiros lugares, algo que, infelizmente, acabou por não acontecer. Perante este cenário, e se o desiderato acabar por ser esse, ou seja, o Vitória de Setúbal não apresentar as obrigações inerentes à inscrição na Liga 3, o que posso garantir é que o União de Santarém tem tudo preparado para poder assumir a vaga», assumiu Pedro Patrício.
O líder máximo do emblema ribatejano deixou ainda outra garantia: «Já recebemos a notificação da FPF, através da sua Comissão de Licenciamento, relativamente à deliberação da atribuição de licença para a nossa participação na Liga 3. Em suma, continuamos totalmente tranquilos sobre esta matéria e o que desejamos, em nome da verdade desportiva, é que se cumpra o regulamento da FPF.»
Fonte: A Bola