Flamengo, cuja classificação para as oitavas de final estava ameaçada, reviveu nesta quarta-feira na Copa Libertadores ao vencer o Bolívar por 4 a 0, no estádio Maracanã. A equipe boliviana, que continua liderando o Grupo E, não conseguiu garantir sua vaga para a próxima fase de forma antecipada.
Foi o time carioca quem abriu o placar no primeiro minuto da partida. A equipe de Tite se impôs com gols de Gerson, Ayrton Lucas e Everton Cebolinha no primeiro tempo e o toque final de Pedro no segundo.
O clube mais popular do Brasil, um dos principais protagonistas da Libertadores nos últimos anos, subiu para o segundo lugar da classificação do grupo, com os mesmos 7 pontos do Palestino chileno, mas com um saldo de gols melhor.
Bolívar, que perdeu sua invencibilidade, manteve-se como líder, com 10 pontos e sem a classificação para as oitavas de final garantida, e o Millonarios colombiano, já eliminado, permanece em último lugar, com 3 pontos.
Os dois classificados do grupo serão definidos na última rodada, em que o Bolívar receberá o Palestino e, o Flamengo, o Millonarios. Ao boliviano basta um empate e ao brasileiro uma vitória, enquanto que o chileno precisa vencer e torcer por um revés dos cariocas.
Flamengo, precisando da vitória, começou acelerado desde o apito inicial e precisou de apenas um minuto para abrir o placar depois que Gerson, após receber uma assistência de Everton ‘Cebolinha’ pela esquerda, venceu com facilidade o goleiro Carlos Lampe.
A vantagem não reduziu a pressão dos locais, que dominaram amplamente o primeiro tempo, com 55% da posse de bola, diante de um Bolívar que se limitava a aproveitar eventuais contra-ataques.
Os atacantes brasileiros Bruno Sávio e ‘Chico’ da Costa, os melhores do Bolívar, por pouco não conseguiram o empate em contra-ataques. Pato Rodríguez também quase conseguiu, mas sua bola se chocou na trave direita.
Os locais aumentaram a vantagem no minuto 38 quando Ayrton Lucas aproveitou dentro da área um rebote mal afastado por Orihuela e praticamente definiram a vitória no minuto 43 com o terceiro gol, onde Everton Cebolinha sem marcação, aproveitou uma assistência de Pedro.
No segundo tempo, o Flamengo manteve o domínio, mas sem pisar no acelerador, enquanto que o técnico do Bolívar, o argentino Flavio Robatto, continuou apostando nos contra-ataques, cada vez mais esporádicos.
O artilheiro do Flamengo, Pedro, anotou o quarto gol aos 11 minutos da segunda etapa, depois uma jogada individual dentro da área boliviana e após receber um passe preciso de Gerson.
Com a vitória garantida, o time do técnico Tite substituiu seus principais jogadores de ataque, incluindo os uruguaios De la Cruz e De Arrascaeta, fazendo com que o Flamengo perdesse a identidade e se dedicasse a administrar sua vantagem até o final.
Fonte: Besoccer