A CIDADE da Beira, capital da província de Sofala, acolhe hoje uma conferência de logística e comércio, com o objectivo de explorar o potencial e as oportunidades de investimento na região centro do país, bem como nos países do hinterland.
Durante o evento, enquadrado nas celebrações dos 130 anos do Standard Bank, será destacado o papel estratégico da cidade da Beira como um centro logístico, onde se localizam o segundo maior porto e o segundo maior parque industrial do país.
Dada a sua localização estratégica e vasta cadeia de infra-estruturas logísticas, a urbe contribui para a integração regional, permitindo o acesso dos países do hinterland a diversos mercados regionais e internacionais.
O Standard Bank, organizador do evento, tem-se destacado como um dos principais financiadores e promotores do crescimento dos sectores de logística e comércio, incluindo outras áreas transversais com papel relevante na materialização de diversos projectos ao nível, por exemplo, de todos os corredores de desenvolvimento em serviço no país (Maputo, Beira e Nacala).
O evento contará com a participação dos principais intervenientes do sector de comércio e logística da cidade da Beira e do resto do país, que vão discutir o potencial de investimento, a inovação no sector, bem como as estratégias para capacitar negócios e empreendedores locais.
Está prevista, ainda, a participação do conselheiro sénior para as Cadeias de Valor da Agricultura e Comércio da União Africana no Gana, Prosper Komla Bissi, representantes das empresas Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Terramar, ao nível da cidade da Beira, Associação Comercial da Beira, Transcom, Cornelder, entre outros convidados.
O Standard Bank estará representado no evento pela presidente do Conselho de Administração, Esselina Macome, pelo Administrador-Delegado, Bernardo Aparício, incluindo gestores seniores que vão integrar os dois painéis de debate, que terão como temas “O corredor de desenvolvimento: oportunidades de investimento na Beira” e “estabelecendo uma cadeia de valores resiliente”.
Importa realçar que paralelamente a este evento, o Standard Bank vai promover, ainda na cidade da Beira, outras actividades de carácter social e desportivo, associadas às celebrações dos 130 anos de implantação em Moçambique.
A anteceder a conferência, dia 11, será realizada uma acção de plantio de árvores nas artérias da urbe, com vista a contribuir para a preservação e conservação do meio ambiente.
Fonte: Jornal Noticias