PARA RESPONDER À DEMANDA: Inicia modernização de quatro aeroportos

0
92

ABIBO ALY

QUATRO aeroportos nacionais vão beneficiar, nos próximos dias, de obras de reabilitação e modernização de modo a responderem à demanda do mercado aeroportuário.

Segundo o administrador financeiro da empresa Aeroportos de Moçambique (ADM), Saíde Júnior, uma das infra-estruturas a serem intervencionadas é Inhambane, a partir de Outubro, sendo que as obras incluem, também, a construção de um novo terminal de passageiros, passando a capacidade dos actuais 30 mil para 160 mil viajantes por ano.

Saíde falava ontem no âmbito da participação da ADM na 59ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), onde promove as infra-estruturas aeroportuárias, oportunidades de investimento, serviços e busca contactos para firmar parcerias.

Outra infra-estrutura que vai beneficiar de investimento, também a partir de Outubro e com término em Setembro de 2025, é o Aeroporto da Beira, aumentando a sua capacidade de 450 mil para 700 mil passageiros anualmente.

O programa contempla igualmente o Aeroporto de Nampula, visando a elevação da sua capacidade de movimentação de passageiros e carga.

Enquanto isso, a reabilitação do Aeroporto de Pemba estará dividida em duas fases, sendo que a primeira inicia no primeiro trimestre de 2025, através de uma parceria público-privada. As obras vão consistir na ampliação do terminal de passageiros, placa de estacionamento e abertura de mais um caminho para aeronaves.

A segunda etapa será de alargamento da pista de aterragem, passando dos actuais 1800 para 2400 metros, visando responder à demanda que esta infra-estrutura tem por grandes aeronaves, devido à exploração dos projectos de gás natural em Cabo Delgado.

Nos últimos anos a empresa tem vindo a empenhar-se na implementação de projectos e programas estruturantes visando a modernização dos serviços para oferecer um ambiente mais confortável e seguro aos passageiros e demais utentes.

Sem avançar o valor do investimento, o administrador explicou que a modernização dos terminais de carga em algumas províncias visa adaptar as infra-estruturas à actual dinâmica do mercado e melhorar a competitividade.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!