A entidade reguladora da energia da Zâmbia está a analisar um pedido da empresa pública de electricidade para aumentar as tarifas de electricidade até 156%, como medida de emergência para cobrir as perdas provocadas pela seca.
O aumento dos preços ajudará a Zesco Ltd., como é conhecida a empresa pública de electricidade, a angariar US$ 14 milhões dos utilizadores de electricidade a retalho, afirmou o Conselho de Regulação da Energia num comunicado publicado no seu sítio Web em 16/04.
A escassez de electricidade na Zâmbia agravou-se rapidamente à medida que a seca induzida pelo El Niño fez baixar os níveis de água nas barragens hidroeléctricas de que depende para cerca de 85% da produção. Em Kariba, a maior, o país deverá esgotar a sua dotação de água até ao final de Setembro, segundo a Zesco. O aumento de emergência das tarifas ameaça agravar ainda mais a inflação que, em Julho, era de 15,4%. As minas de cobre da Zâmbia, o segundo maior produtor africano do metal, recorreram à importação de energia para atenuar os efeitos da escassez.
Fonte: O Económico