A COMPANHIA turca Karpowership está interessada em investir mil milhões de dólares norte-americanos na instalação e operacionalização de uma central termoeléctrica flutuante à base de gás natural, em Moçambique, com vista a elevar a disponibilidade e qualidade deste serviço no país e não só.
Através do desenvolvimento do projecto a ser liderado pela empresa turca, operadora do mercado de produção e venda de energia, espera-se que tenha impacto na criação de empregos e aumente a receita do Estado.
A directora comercial da Karpowership, Zeynep Harezi, anunciou que o projecto pretende tirar proveito do gás natural existente no país.
Falando a jornalistas em Maputo, a fonte apontou que o potencial de hidrocarbonetos em Temane, na província de Inhambane, pode ser aproveitado em diferentes perspectivas, podendo proporcionar ganhos de diversa ordem.
Zeynep Harezi referiu-se a estes dados durante uma intervenção aquando da passagem e apresentação pública da central flutuante de produção de electricidade a base de gás que esteve atracada no Porto de Maputo.
Na ocasião, destacou a importância de se apostar numa plataforma de geração de energia, tanto para o consumo doméstico como para a exportação.
Referiu que o maior interesse que move a empresa turca é servir Moçambique contribuindo para mais alternativas de desenvolvimento.
“Pensamos em trazer este projecto para servir tanto as pessoas como também para gerar receitas imediatas para a economia moçambicana através da exportação para os países vizinhos”, explicou.
Fonte: Jornal Noticias