O Barcelona e Xavi Hernández se encontrarão nos próximos dias para discutir a continuidade do técnico na próxima temporada, uma opção que nem o clube, nem Xavi consideravam a princípio, mas que ganhou força ao longo das semanas.
Segundo informações obtidas pela ‘EFE’ de fontes próximas à negociação, o clube deseja saber se Xavi estaria disposto a cumprir o ano restante do seu contrato, apesar de já ter anunciado, três meses atrás, após a derrota para o Villarreal, que não sentaria no banco do Barça na próxima temporada.
A eliminação nas quartas de final da Liga dos Campeões para o PSG e a derrota para o Real Madrid, que praticamente selou LaLiga, deixaram a equipe sem objetivos máximos no mês restante da competição e acelerarão o planejamento da próxima temporada, o que inclui saber quem será o treinador.
A situação financeira do clube azulgraná limita muito a margem de manobra para ir ao mercado e contratar um perfil como o de Hansi Flick, então a solução é confiar nos técnicos da casa.
Assim, a opção de Rafa Márquez, treinador da equipe B, ganhou força nas últimas semanas, apesar de o diretor esportivo, Deco, tê-la descartado anteriormente como uma opção prioritária para dirigir a equipe principal.
Por isso, a mensagem transmitida pela diretoria do Barcelona é que seria melhor que Xavi continuasse liderando o projeto na empolgante temporada de retorno ao Camp Nou.
A boa relação que o de Terrassa mantém com o presidente, Joan Laporta, e o vice-presidente esportivo, Rafa Yuste, que publicamente defenderam a sua continuidade como treinador, e a evolução que ele sente que a equipe teve nos últimos meses podem fazer Xavi mudar de ideia.
Na verdade, o discurso do ex-jogador na sala de imprensa quando perguntado sobre o seu futuro tem sido cada vez menos definitivo, insinuando em algumas ocasiões que a sua decisão de deixar o Barça já não é irreversível.
De qualquer forma, tudo dependerá do projeto esportivo que o clube oferecer para sua continuidade, o qual será condicionado mais uma vez pelas regras do ‘Fair Play Financeiro’.
Fonte: Besoccer