Moçambique Zimbabwe e Botswana dão passos largos para melhoria da conexão ferroviária entre os três países

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Moçambique assina acordo tripartido com Zimbabwe e Botswana para reabilitar algumas secções críticas da linha férrea do Limpopo, entre o Porto de Maputo e Botswana, passando pelo Zimbabwe, bem como construir um porto de águas profundas, que liga por linha férrea os três países.

Este entendimento surge em cumprimento das directrizes emanadas durante a Cimeira tripartida entre os três países no quadro do Projecto ferro-portuário deTechobanine, que deverá custar entre 800 milhões e 1,9 bilhão de dólares americanos.

De acordo com uma nota do Ministério dos Transportes e Comunicações, que o “Diário Noticias” teve acesso, em Harare os ministros dos transportes dos três países em alusão acordaram também os mecanismos para operacionalizar a colaboração entre os operadores ferroviários na reabilitação dos troços Chicualacuala-Dabuka-Bulawayo, cerca de 614 quilómetros, no Zimbabwe.

Os homólogos acordaram, igualmente, os modelos de reembolso dos investimentos a serem feitos pelas operadoras ferroviárias de Moçambique e Botswana no sistema ferroviário Zimbabueano, cujos consensos serão apresentados na próxima cimeira trilateral dos Chefes de Estado.

Na mesma abordagem, o vice-ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Amilton Alissone, assegurou, o pleno funcionamento da linha férrea de Machipanda, recentemente requalificada, que liga o Porto da Beira ao Zimbabwe, oferecendo assim a possibilidade de escolha da rota que melhor se adapta às necessidades de tráfego dos dois países.

A nível do comércio regional, o porto de Techobanine promete ser uma solução logística inovadora, não apenas para aliviar os portos sul-africanos, mas também para impulsionar o desenvolvimento económico regional. Com a infra-estrutura adequada, espera-se um aumento significativo no comércio e na movimentação de mercadorias, beneficiando directamente Moçambique, Botswana e Zimbabwe.

À medida que os países avançam com este empreendimento, a expectativa é que ele traga prosperidade e crescimento económico sustentável para toda a região.

De ressaltar que o projecto prevê a construção de um porto de 20 metros de profundidade e um quilómetro de extensão na costa, o porto está estrategicamente localizado nas rotas marítimas internacionais. 

Ele conectará directamente os países do interior, como Botswana e Zimbabwe, aos mercados globais, facilitando o transporte de mercadorias, incluindo combustíveis e minérios. Uma área de 13 mil hectares associada ao porto será destinada a uma zona franca e industrial, pronta para a implementação de diversas unidades industriais.

Fonte: O Económico

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