OMS anuncia iniciativa para avançar vacinas de mRNA contra gripe aviária humana

0
69

Foi lançado nesta segunda-feira um projeto com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a acessibilidade de vacinas candidatas de RNA mensageiro, ou mRNA, contra a gripe aviária humana, H5N1, para fabricantes de países de baixa e média renda.

A Sinergium Biotech, fabricante argentina, liderará esse esforço, aproveitando o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA da Organização Mundial da Saúde, OMS, e do Pool de Patentes de Medicamentos, MPP.

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é administrada a uma jovem em São Paulo, Brasil
OMS/Opas

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é administrada a uma jovem em São Paulo, Brasil

Preparação para pandemias

O Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA, foi lançado em julho de 2021 com o objetivo de capacitar os países de baixa e média renda para o desenvolvimento e a produção de vacinas baseadas em mRNA.

A Sinergium Biotech desenvolveu vacinas candidatas contra o H5N1 e pretende estabelecer a prova de conceito em modelos pré-clínicos. Após a conclusão dos dados pré-clínicos, a tecnologia será compartilhada com outros fabricantes, ajudando a acelerar o desenvolvimento de imunizantes candidatos contra a gripe aviária humana, reforçando esforços de preparação para pandemias.

O diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, afirma que a iniciativa exemplifica o motivo da criação do Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA. O programa promove pesquisa, desenvolvimento e produção em países de baixa e média renda, preparando o mundo para responder a futuras pandemias de forma eficaz e equitativa.

Uma criança recebeu uma vacina de um trabalhador do Departamento de Saúde no bairro de Ghwairan, na cidade de Hasakeh, nordeste da Síria, em 26 de outubro de 2022.
© Unicef/Delil Souleiman

Uma criança recebeu uma vacina de um trabalhador do Departamento de Saúde no bairro de Ghwairan, na cidade de Hasakeh, nordeste da Síria, em 26 de outubro de 2022.

Risco à saúde

Segundo a OMS, os vírus da influenza aviária são um risco significativo à saúde pública devido à sua ampla circulação em animais e ao potencial de causar uma futura pandemia.

A iniciativa fortalece o trabalho da estrutura criada pela OMS de preparação para a pandemia de influenza para melhorar o compartilhamento de vírus com potencial pandêmico humano e aumentar o acesso dos países de baixa e média rendas às vacinas.

Para diretor da Organização Pan-Americana da Saúde, Opas, Jarbas Barbosa, o anúncio ressalta a importância de diversificar geograficamente a inovação e a produção de tecnologias de saúde, incluindo e reconhecendo as capacidades na América Latina e no Caribe.

Ele adiciona que a iniciativa também ressalta a importância do planejamento antecipado para o acesso e o compartilhamento de conhecimento e tecnologias durante os processos de pesquisa e desenvolvimento.

Desde a sua criação, o Programa de Transferência de Tecnologia de mRNA desenvolveu e implementou uma plataforma que foi usada para estabelecer a imunogenicidade, a eficácia e a segurança de uma vacina candidata contra a Covid-19 em modelos animais pré-clínicos. 

Fonte: ONU

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!