Dois torcedores do Barça foram detidos nesta quinta-feira por terem usado a saudação fascista no Parque dos Príncipes, estádio do Paris Saint-Germain (PSG), um dia após o jogo da Liga dos Campeões entre os dois times.
O motivo da detenção foi “apologia de um crime de guerra”, bem como “insulto público racista” – relacionado ao gesto supostamente imitando um macaco expressado por torcedores da equipe catalã e que alguns usuários gravaram -, informou a Prefeitura de Paris em uma publicação na rede social X.
As agressões, como é possível observar em um vídeo compartilhado nas redes sociais, ocorreram nas arquibancadas do estádio onde aconteceu o jogo de ida das quartas de final da Liga dos Campeões entre o PSG e o Barcelona (2-3).
As autoridades francesas não especificaram se os dois detidos são os dois torcedores que aparecem nas imagens divulgadas na internet.
Este incidente lembra um episódio do qual o Parque dos Príncipes já foi testemunha em setembro de 2022, quando no jogo da fase de grupos entre o PSG e a Juventus, dois torcedores italianos foram detidos pelos mesmos motivos.
Naquela época, um deles recebeu uma multa de quatro mil euros e foi proibido de entrar no estádio por dois anos, enquanto o outro teve que pagar 1.500 euros por insultos racistas.
Fonte: Besoccer