Germán Burgos, demitido após supostos comentários racistas contra Yamal

0
61

A plataforma Movistar Plus+ dispensou seu colaborador Germán ‘Mono’ Burgos após supostos comentários racistas contra o jogador Lamine Yamal” feitos pelo ex-goleiro argentino, em um programa espanhol, na quarta-feira à tarde, antes da partida PSG-FC Barcelona, pela Champions.

“Movistar Plus+ e Germán ‘El Mono’ Burgos deixarão de colaborar nos programas da plataforma e os apresentadores do espaço onde ocorreram esses comentários serão advertidos”, disse a emissora em comunicado.

A medida é tomada “em cumprimento do código interno de conduta da Movistar Plus+, que prevê uma política de tolerância zero com qualquer comportamento discriminatório”, destacou a emissora.

Nesse programa, sobre imagens de Yamal tocando a bola no aquecimento, Germán Burgos comentou: “Se não der certo, termina em um semáforo”.

Como consequência dessas palavras consideradas ofensivas, nem PSG nem FC Barcelona deram entrevistas para a Movistar Plus+ após o jogo, que o time catalão venceu por 3 a 2.

A emissora e Burgos pediram desculpas pelo ocorrido e o argentino divulgou uma declaração na manhã da quinta-feira, reiterando seu pedido de desculpas.

“Faço este comunicado reiterando minhas desculpas por minhas palavras no programa de ontem. Não foi minha intenção prejudicar de forma alguma Lamine Yamal, as pessoas do Barcelona, os jogadores, a UEFA, nem a plataforma Movistar Plus+, onde trabalho. Ao fazer meu comentário, escolhi fazer uma piada sobre a qualidade e elogiar as virtudes, em nenhum momento foi sobre qualquer etnia ou classe social”, indicou em um texto.

“Depois de tantos anos no futebol, me emociona ver os jovens jogadores da base. Admiro especialmente a quantidade de novos talentos que o Barça está produzindo porque acredito que essa qualidade sempre triunfa no final. Sou treinador pró-base e em todos os times em que estive, me preocupei em levar jovens para treinar com o time principal. Peço desculpas a todos que se sentiram ofendidos pelo meu comentário. Minha intenção não era denegrir Lamine Yamal, pelo contrário”, acrescentou.

Burgos concluiu: “O futebol une tudo e todos, por isso é o melhor esporte, já que não discrimina por motivo de sexo, raça, religião, deficiência, idade ou orientação sexual. É nisso que acredito! Nos vemos no futebol!”.

Movistar Plus+, por sua vez, condenou “qualquer tipo de discriminação” e anunciou “as medidas apropriadas para garantir que esses fatos não voltem a ocorrer”, concretizadas horas depois com a ruptura do vínculo com Burgos.

Fonte: Besoccer

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!