A Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) passou por um ano de transformação significativa em 2023, facto realçado pela mudança do seu status jurídico-institucional de Instituto Público para Sociedade Anónima em abril, uma mudança destinada a fortalecer a eficácia e a eficiência da instituição.
A alteração não foi apenas simbólica, mas uma transformação profunda que vai permitir à bolsa responder melhor às novas exigências do mercado e alinhar-se com as melhores práticas regionais e internacionais.
Desempenho do Mercado
O ano de 2023 foi marcado por um desempenho robusto em todos os segmentos do mercado accionista e obrigacionista da BVM. O mercado bolsista registou um total de 84 títulos cotados, incluindo Obrigações do Tesouro, Obrigações Corporativas, Papel Comercial e acções de empresas, representando um crescimento impressionante de 2923% em comparação com 2022. O volume de negócios também cresceu significativamente, atingindo 22.19064 milhões de Meticais, um aumento de 3312% em relação ao ano anterior.
Inovações e Novos Produtos Financeiros
Reiterando estar determinada em introduzir uma variedade de novos instrumentos financeiros para o mercado moçambicano, entre os produtos planejados para serem introduzidos pela BVM estão as Obrigações Sustentáveis, como green bonds, blue bonds e social bonds, além de Obrigações Municipais, Certificados de Depósito e Instrumentos Derivados.
“Essas inovações são parte de uma estratégia para modernizar a bolsa e proporcionar novas oportunidades de investimento para os investidores”, afirmou, a propósito, Salim Valá Presidente do Conselho de Administração (PCA) da BVM.
Crescimento do Mercado de Capitais
O mercado de capitais em Moçambique tem mostrado um crescimento significativo, com um aumento notável no número de investidores e no valor dos títulos cotados. Em 2023, a Central de Valores Mobiliários (CVM) registou a criação de 707 novas contas, elevando o total para 25.470 contas, um aumento que sinaliza uma crescente compreensão entre os investidores moçambicanos sobre as vantagens de investir no mercado de capitais e na bolsa de valores.
Perspectivas para 2024
Neste 2024, a BVM tem centrada a sua acção na consolidação dos ganhos alcançados em 2023 e abrir novas linhas de trabalho inovadoras. Os objetivos estratégicos incluem a introdução de novos produtos e serviços financeiros, o aprimoramento da base tecnológica e do quadro regulamentar, e o aumento da base de investidores e empresas cotadas.
“A BVM pretende também adotar uma abordagem mais comercial e de marketing para atrair mais clientes e elevar as receitas”. Afirmou Salim Valá
Salim Cripton Valá destacou a importância de continuar a adaptação às mudanças socioeconómicas e o papel crucial da BVM na promoção da transformação económica e no empoderamento dos empresários em Moçambique. “Estamos comprometidos em tornar a BVM uma plataforma de excelência em boa governação e gestão, e uma confluência de negócios promissores que contribuam para a prosperidade da nossa Nação”, afirmou Valá.
Fonte: O Económico