Prossegue a saga para recuperar a estabilizar a companhia aérea de bandeira de Moçambique, as Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), com os desenvolvimentos mais recentes a indicar que o Conselho de Administração da Empresa, escolheu Américo Muchanga, para Presidente, conforme anunciou a própria empresa, em comunicado, na quarta-feira, 11/07.
Américo Muchanga, exonerado na terça-feira, 09 de Julho, do cargo de presidente dos Aeroportos de Moçambique, vai substituir Theunis Christian de Klerk Crous, que ocupava interinamente a função desde Fevereiro, no âmbito do afastamento de João Carlos Pó Jorge e do processo de reestruturação da empresa que está a cargo da Fly Modern Ark (FMA), empresa sul-africana contratada para recuperar a LAM.
Américo Muchanga ocupava o cargo de PCA dos Aeroportos de Moçambique desde Fevereiro de 2022.
A FMA está a gerir a LAM desde Abril do ano passado, com um plano de restruturação em curso.
A estratégia de revitalização da empresa segue-se a anos de problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimentos, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados por especialistas à deficiente manutenção das aeronaves.
A LAM opera 12 destinos no mercado doméstico, a nível regional voa regularmente para Joanesburgo, Dar-Es-Salaam, Harare, Lusaka, e Cidade do Cabo, e Lisboa é o único destino intercontinental.
Fonte: O Económico