Xavi Hernández tem defensores e detratores ao redor do mundo. Uma das pessoas que pertencem ao primeiro grupo é Óscar García, ex-técnico das categorias de base do Barça e atual treinador do OH Leuven.
“Exceto Guardiola e Luis Enrique, não vejo um melhor treinador para o Barça do que ele. Ele fez um bom trabalho no clube. Um treinador que conquistou um campeonato tão disputado não pode ser dito que saiu do clube com um saldo negativo, muito pelo contrário. E ainda pode alcançar mais dois importantes”, disse Óscar García ao ‘Mundo Deportivo’.
O ex-técnico do Celta afirmou que a decisão de Xavi de anunciar a sua saída durante a temporada “é muito pessoal e deve ser respeitada”. “Não deve ter sido nada fácil porque ele ama muito o clube”, acrescentou.
“Deveríamos nos perguntar por que no Barça quase todos os treinadores acabam com esse desgaste que não têm em outros grandes clubes. Porque a pressão também existe em outros países e em equipes que têm a mesma obrigação de vencer cada jogo”, pensou Óscar García.
“No Barcelona sempre houve jogadores muito bons na base e treinadores corajosos como Cruyff, Van Gaal, Pep, Xavi, Koeman, Luis Enrique… Devemos dar oportunidade aos jogadores que mostram potencial, independentemente do que diz o seu documento de identidade”, argumentou.
Sobre a ascensão dos jovens valores de La Masia, ele explicou que “é uma ótima notícia para o clube”. “Se o clube não está passando pelo seu melhor momento em termos econômicos, contar com a base é uma alegria. E eles sabem que podem chegar ao time principal e mostrar o seu valor”, concluiu.
Fonte: Besoccer