O presidente do Barcelona, Joan Laporta, gerou polêmica com seu discurso na última quarta-feira no Senado espanhol. Isso porque ele declarou que o clube é o melhor do mundo, citando as 48 Champions que pertencem ao Barça em diferentes esportes.
São 5 no futebol masculino, 3 no feminino, 2 no basquete, 2 no handebol, 2 no futsal e 22 no hóquei.
– A marca Barça está forte. Somos o melhor clube do mundo, temos 48 Champions – afirmou Laporta.
Na atual temporada, esse número cresceu com 2 Champions: o Barcelona venceu a competição no futebol feminino e a Liga dos Campeões do handebol masculino. No futebol masculino, no entanto, a seca se aproxima de 10 anos. O clube conquistou a “orelhuda” nas edições 1991/92, 2005/06, 2008/09, 2010/11, 2014/15.
Presidente do Barcelona Joan Laporta/ Foto: LLUIS GENE/AFP via Getty Images
Laporta ainda afirmou que o clube vai fechar o ano no positivo após anos de prejuízo financeiro e readequações. O cartola do Barça explicou.
– Depois de muito esforço, posso anunciar com orgulho que neste ano daremos resultados operativos positivos. O plano de viabilidade está se cumprindo. Reduzimos a folha salarial em 180 milhões de euros e fizemos crescer o valor de mercado do elenco – disse Laporta.
Laporta e Hansi Flick: nova era no Barça | Foto: Barcelona / Divulgação
No ínicio de junho, Laporta falou sobre a maior contratação desta janela de transferência envolvendo Mbappé e o arquirrival. Contudo, ele minimizou a aquisição.
– Em relação ao Mbappé, gosto mais da nossa filosofia desportiva de formar uma equipe com jogadores daqui. Respeito o que os rivais fazem, mas prefiro a nossa filosofia – disse Laporta.
O Barcelona tem utilizado muitos jovens das categorias de base. Aliás, o clube catalão enfrenta uma crise financeira, o que dificulta a busca por reforços no mercado. A tendência é que o novo técnico do Barça, Hansi Flick, aposte ainda mais em jogadores formados em “La Masia”.
– Vocês viram que temos uma joia em La Masia. Teremos um time titular com Araujo, Balde, Lamine, Cubarsí, Héctor Fort, Gavi, reforçado com jogadores experientes que gostamos, como Lewandowski, que (Flick) soube tirar o máximo proveito dele no Bayern. Foi fundamental na Liga com 26 gols e recebeu ofertas, mas quer continuar e terá um treinador que poderá tirar o máximo proveito dele. Ter Stegen e Gündogan também se colocaram à disposição de Flick, que os conhece perfeitamente. Acho que vamos dar alegria aos torcedores – afirmou o presidente.
Fonte: OneFootball