A marca de roupas Nike decidiu mudar as cores tradicionais da bandeira inglesa, do vermelho habitual para um vermelho adornado com roxo e azul, o que causou polêmica no país, além de críticas de ex-jogadores e do primeiro-ministro, Rishi Sunak.
A Nike afirmou que este novo design é uma homenagem à seleção que conquistou a Copa do Mundo em 1966 e que sua intenção não era ofender ninguém.
“Trabalhamos com a FA (Federação Inglesa) desde 2012 e entendemos a importância e o significado da cruz de São Jorge. Nunca foi nossa intenção ofender, já que sabemos o que significa para os torcedores ingleses”, disse a marca de roupas em comunicado.
“A intenção era celebrar os heróis de 1966 e suas conquistas. A mistura de cores é inspirada nas roupas de treino usadas pelos heróis de 1966, com um toque de azul e vermelho e um pouco de roxo. As mesmas cores aparecem em uma interpretação da bandeira na parte de trás do colarinho”.
Essa polêmica surgiu com a apresentação dos uniformes que a Inglaterra usará na próxima Eurocopa da Alemanha. As camisas foram colocadas à venda por 125 libras (140 euros) e têm essa reinterpretação da bandeira na parte de trás do colarinho.
Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido, criticou a decisão e pediu que não se brinque com esses símbolos. “Eles são uma fonte de orgulho, identidade, de quem somos e são perfeitos como são”, acrescentou o mandatário.
Uma petição para que a Nike recue e mude as cores da bandeira reuniu mais de 20.000 assinaturas na página Change.org.
Fonte: Besoccer