GÁS DA ÁREA 4 DO ROVUMA: País espera decisão rápida da Exxon

0
78
326

MOÇAMBIQUE está em constante contacto com a petrolífera norte-americana Exxon Mobil com vista a flexibilizar a tomada de decisão final de investimento do projecto de gás natural na Área 4 da Bacia do Rovuma.

A tomada desta decisão vem sendo, constantemente, adiada pelo potencial investidor, mas os contactos com as autoridades moçambicanas continuam a ocorrer, havendo expectativa para um final satisfatório no mais curto espaço de tempo.

O presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleos (INP), Nazário Bangalane, avançou, recentemente, em conferência de imprensa, que o país continua a contar com o projecto. 

“É do vosso conhecimento que a Área 1 activou a cláusula de Força Maior, e estamos a trabalhar com todos os actores da Área 1 e da Área 4 para que as actividades se iniciem o mais rápido possível. Tem havido reuniões regulares e naturais entre o regulador e as concessionárias e no momento oportuno iremos dar os passos seguintes”, explicou.

Este pronunciamento surge depois de há dois meses o responsável da Exxon Mobil, Walter Kansteiner, ter garantido que a empresa continua a analisar cuidadosamente as datas para a tomada de decisão final de investimento, num encontro que manteve com o Presidente da República, Filipe Nyusi.

No mesmo sentido, a petrolífera elogiou a melhoria da segurança no Norte do país, cuja fragilidade foi a causa do accionamento da cláusula de Força Maior pela TotalEnergies, em 2021, outro player no negócio do gás do Rovuma.

Leia mais…

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!