O Al Hilal de Omdurman, principal clube de futebol do Sudão, anunciou nesta terça-feira que recebeu aprovação preliminar da Tanzânia para participar da sua liga profissional, após a suspensão da competição doméstica sudanesa devido à guerra no país africano.
O clube sudanês afirmou em comunicado que recebeu “aprovação preliminar da Tanzânia para participar da Premier League tanzaniana”, depois que o Al Hilal enviou várias solicitações para ligas de vários países vizinhos para poder participar de uma competição regular, dada as poucas expectativas de que a liga sudanesa seja retomada em breve.
A Premier League sudanesa foi suspensa após o início da guerra no dia 15 de abril de 2023, entre o Exército e o grupo paramilitar Forças de Apoio Rápido (FAR), um conflito que tornou o Sudão o cenário da pior crise de deslocamento interno do mundo.
Segundo a imprensa sudanesa, o Al Hilal poderá disputar os jogos da liga, mas não poderá concorrer ao título na liga da Tanzânia nem às vagas para a Liga dos Campeões Africana, algo que também ocorre com outros clubes do Sudão que solicitaram participação em outras competições domésticas de países vizinhos.
O Al Hilal jogou como mandante no estádio Benjamin Mkapa, em Dar es Salaam, os jogos da Liga dos Campeões Africanos (CAF) desta temporada, competição da qual o clube sudanês foi eliminado na fase de grupos há duas semanas.
Fonte: Besoccer