Algarvios nem um só ponto conquistaram nas 20 deslocações ao terreno no Sporting; nove derrotas pela margem mínima
No próximo sábado (18h) em Alvalade, o Portimonense defronta o Sporting e na luta que trava pela sobrevivência – agravada com a derrota com o Moreirense – terá que fazer o que ainda não conseguiu no confronto entre os dois emblemas, no reduto leonino: pontuar.
Com efeito, nas 20 vezes que defrontou o Sporting como visitante em jogos para o campeonato, os algarvios perderam todos e registam um largo saldo negativo de golos: 43 sofridos e apenas 9 marcados. Não será fácil a tarefa da equipa algarvia perante o percurso vitorioso dos leões nesta temporada, que apenas cederam pontos em casa na Liga Europa, frente ao Atalanta [uma derrota e um empate] e Young Boys [empate]. E venceram os 15 jogos que disputaram para o campeonato.
No entanto, nesses 20 duelos em Alvalade, os algarvios não têm sido massacrados nos resultados das derrotas, tendo perdido nove encontros pela margem mínima e outros nove pela diferença de dois golos. Assim, só em dois jogos houve resultados mais dilatados. Em 1983/1984, na derrota por 0-3, Rui Jordão (32), Paulo Futre (43) e Manuel Fernandes (70) marcaram os golos dos leões em jogo realizado a 20 novembro 1983 e na temporada passada, quando a 10 de setembro de 2022 perderam por 0-4, com Francisco Trincão (4 e 71), Pedro Gonçalves (72) e Nuno Santos (76) a faturarem para o Sporting.
A maior resistência do Portimonense em Alvalade aconteceu a 24 de março de 1985, quando perdeu por 2-3. Rui Águas, aos 5 minutos colocou os algarvios em vantagem, mas rapidamente Carlos Xavier (16) e António Sousa (23) deram a volta ao marcador. O avançado dos algarvios voltou a marcar aos 73 e o empate só foi desfeito a dois minutos dos 90, por Oceano Cruz.
Veja o resumo da vitória do Sporting sobre o Portimonense em Alvalade, na temporada passada:
Fonte: A Bola