A Abu Dhabi National Oil Co (ADNOC), que recentemente adquiriu aas participação da Galp no projecto de gás natural da Área 4 da Bacia do Rovuma, por 650 milhões de dólares, sinaliza a continuidade da sua expansão pela região austral de África. Juntamente com a petrolífera da Arabia Saudita, a Saudi Aramco, estão entre as empresas que estão a ponderar ofertas para os activos downstream da petrolífera Shell na África do Sul, informou a Bloomberg News na última sexta-feira, 24/05.
De acordo com a Bloomberg News, a Sasol, da África do Sul, também está a considerar uma oferta para o negócio, que pode ser avaliado em mais de 800 milhões de dólares, segundo o relatório.
A Puma Energy, uma unidade do grupo suíço Trafigura, e a Glencore, são também alguns dos potenciais pretendentes que poderão estudar os activos antes do prazo de apresentação de propostas nas próximas semanas, segundo o relatório da Bloomberg.
“Fomos contactados por várias partes altamente credíveis que não podem ser divulgadas nesta fase”, disse um porta-voz da Shell à Reuters.
As deliberações estão na fase inicial e poderão surgir outros candidatos aos activos, segundo a Bloomberg News.
No início deste mês, a Shell disse que vai alienar a sua participação maioritária numa unidade local sul-africana de downstream, após uma revisão abrangente das suas actividades em todas as regiões.
A Shell Downstream SA (SDSA) foi criada depois de a Shell África do Sul e a Thebe Investment Corp terem acordado a fusão da Shell South Africa Marketing e da Shell South Refining há uma década.
Fonte: O Económico