A recente eliminação do Napoli na Liga dos Campeões, após perder para o Barcelona nas oitavas de final disputada nesta terça-feira em Montjuic (3-1), certificou a presença da Juventus no novo Mundial de Clubes da FIFA que será realizado em 2025 nos Estados Unidos.
O Napoli estava a 5 pontos da ‘Juve’ no ranking, no qual os de Turim não podiam somar pontos por não participarem de competições europeias devido à sanção da UEFA recebida na temporada passada.
Uma vitória do Napoli em Montjuic teria representado 2 pontos, mais 1 por se classificar para as quartas de final, o que teria deixado a classificação a apenas 2 pontos – 1 vitória.
Mas os gols de Fermín, João Cancelo e Lewandowski sentenciaram um Napoli que melhorou com o passar dos minutos, mas não chegou a ser superior.
Aurelio De Laurentiis, presidente do Napoli, está determinado a classificar o Napoli por mérito esportivo ou nos bastidores. O mandatário alertou há apenas alguns dias, no ‘Football Summit’ do ‘Financial Times’, em Londres, que não via justiça em um time como a Juventus, sancionado pela UEFA sem participar de competições europeias, se classificar para o Mundial de Clubes.
As declarações se espalharam rapidamente e os meios de comunicação mais próximos ao Napoli na Itália confirmaram que a intenção do presidente era, caso não conseguisse a classificação pelo mérito esportivo, denunciar a situação.
No entanto, a FIFA apareceu para dissipar qualquer tipo de rumor e confirmou a Juventus como candidata legítima a participar da nova competição.
“Juventus se classificará para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025 se Napoli e Lazio não avançarem na Europa neste mês”, publicou na sua conta oficial do ‘X’ no dia 5 de março passado.
O Napoli se despede da Champions e do Mundial de Clubes, no qual a ‘Juve’ estará como segundo representante italiano, já que a Inter também está confirmada.
Fonte: Besoccer