Liga registou a maior audiência total e média de sempre aos jogos da fase regular e um recorde de 872 jogos com lotações esgotadas na ‘regular season’ num total de 1230 partidas, mais a final do In-season Tournament, em Las vegas… que esgotou.
Com o Jogo 7 dos Finals, caso seja necessário, marcado para 23 de junho, faltam mais de dois meses para se conhecer o 78.º campeão, no entanto, a Liga ficou mais do que satisfeita com os registos de afluência aos pavilhões na regular season face aos novos máximos de: assistência de público total, público médio, percentagem de capacidade e lotações esgotadas, Recordes que se verificam pela segunda época seguida.
Segundo os dados fornecidos sobre 2023/24, o total de espectadores foram 22.536.341, o que superou os 22.234.502 da temporada anterior, então a melhor de sempre.
Os outros recordes incluem: 872 jogos com lotações esgotados – tinham sido 791 (63%) em 2022/23. Ou seja, em 71 por cento das 1230 partidas da fase inicial, mais a final do In-season Tournament, não ficaram bilhetes por vender, o que dá a média 18.322 espectadores, face aos 18.077 do ano passado.
Além disso, os pavilhões da NBA, onde o United Center dos Bulls é o de maior capacidade (20.917 espectadores) e o Smoothie King Center dos Pelicans o de menor (16.867), tiveram a ocupação histórica de 98 por cento da sua capacidade.
Isso numa análise global porque dez dos 30 clubes esgotaram todos os 41 jogos em casa na regular season: Boston Celtics, Miami Heat, Philadelphia 76’ers, Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Denver Nuggets, Golden State Warriors, Minnesota Timberwolves, Phoenix Suns e Sacramento Kings.
Não será coincidência que todos estes dez ficaram apurados para a segunda fase do campeonato, fosse logo para o play-off ou tendo de ir ao play-in e já haviam ficado qualificados para o In-Season Tournament. Facto que demonstram que, mesmo na NBA, ter bons resultados ajuda. Seis das formações que esgotaram sempre os jogos em casa, são da Conferência Oeste.
A com base nas compras antecipadas de bilhetes online, a Liga registou ainda ter recebido adeptos oriundos de mais de 150 países e territórios.
Em conjunto com o início do primeiro In-Season Tournament, cuja final decorreu em Las Vegas com os Lakers a derrotarem os Pacers, a NBA registrou a maior média de público de todos os tempos em novembro: 18.208 espectadores.
Informação extra conseguida por A BOLA junto da NBA: excluindo as duas épocas que foram parcialmente afetadas pela pandemia (2019/20 e 2020/21), tanto os Mavericks como os Heat estão há 12(!) temporadas com o Kaseya Center e American Airlines Center, respectivamente, sempre esgotados.
E desde 2021/22 Celtics, Warriors (no novo Chase Center), 76’ers e Jazz também têm conseguido vender todos os ingressos. E agora que se vai iniciar o play-off… as coisas não deverão ser muito diferentes.
Fonte: A Bola