UBA assinala 75 anos sublinhando seu foco no desenvolvimento de Moçambique

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O United Bank for Africa (UBA) está a celebrar o seu 75º aniversário de existência, assinalado no dia 20 de Maio de 2024. Em mensagem, alusiva a efeméride, Oliver Alawuba, Director Geral do Grupo UBA agradeceu aos mais de 35 milhões de clientes que a instituição financeira possui em todo o mundo, por aquilo que designou de “patrocínios constantes ao longo dos anos”.   Frisou Oliver, que “o marco não é apenas uma celebração da longevidade, mas um testemunho de resiliência, inovação e compromisso inabalável com a excelência que definiram o percurso do UBA ao longo das décadas”.

Ao reflectirmos sobre o significado deste acontecimento histórico, Oliver sublinhou, “é importante reconhecer que o UBA tem significados diferentes para pessoas diferentes. Para alguns, o UBA é um parceiro financeiro de confiança; para outros, o UBA é um farol de estabilidade e fiabilidade, um parceiro de desenvolvimento em várias comunidades locais, bem como um catalisador do desenvolvimento africano.”

Desde a sua criação em 1949, o UBA evoluiu de um início modesto na Ilha de Lagos para uma instituição financeira global com presença em 20 países africanos e 4 centros financeiros globais (Nova Iorque, Londres, Paris e Dubai).

“Actualmente, temos mais de 25.000 funcionários, mais de 35 milhões de clientes servidos através de múltiplos canais – mais de 350.000 terminais POS, 2.000 terminais ATM, 1.000 escritórios comerciais e 19,7 milhões de clientes de cartões. Os últimos 75 anos foram marcados pela estabilidade e excelência, pilares sobre os quais se ergue o legado da UBA.”

Abordando os desafios actuais, Oliver disse que “no meio dos desafios económicos e da dinâmica do mercado, o UBA tem demonstrado uma força financeira e uma resistência notáveis”.

Referiu-se que a instituição tem tido “um excelente desempenho, especialmente no último ano”, o que configura uma prova dos sólidos fundamentos e das nossas sólidas decisões estratégicas da instituição de crédito pan-africana.

“À medida que navegamos no cenário em constante mudança, continuamos empenhados em criar valor para os nossos accionistas e em capitalizar as oportunidades emergentes no mercado”.  Acrescentou.

Questionado acerca da Inovação, transformação digital e o futuro, Oliver foi peremptório em afirmar: “A inovação e a transformação digital estão no centro da estratégia do UBA para o crescimento e a competitividade futuros. Continuaremos a investir em produtos inovadores, serviços e plataformas digitais que melhoram a experiência do cliente e impulsionam a eficiência operacional. O nosso compromisso para com a Responsabilidade Social das Empresas é forte, com iniciativas centradas na educação, nos cuidados de saúde, no empreendedorismo e na sustentabilidade ambiental, causando assim um impacto concreto nas comunidades de toda a África.”

“Olhando para o futuro, a nossa visão é clara – ser o modelo a seguir pelas empresas africanas. O UBA é um banco único, unindo África e ligando os africanos ao mundo e o mundo a África. O nosso principal objectivo é ser o banco de pagamentos para os fluxos de capital, comércio e investimentos entre África e o resto do mundo. Estamos empenhados em expandir a nossa presença, aproveitando as oportunidades de crescimento e proporcionando valor a todas as partes interessadas”.

Mencionou a colaboração e as parcerias, como é o exemplo tal do acordo de financiamento de PME’s de 6 mil milhões de dólares, assinado com a Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que considera fundamentais para alcançar os objectivos estratégicos do UBA.

“Estamos empenhados em aprofundar as relações com clientes, funcionários, reguladores e outras partes interessadas para benefício mútuo e sucesso a longo prazo”, acrescentou.

Em Moçambique, o Director Geral de UBA, Rotimi Morohunfola, disse a propósito que o investimento do UBA visa promover a economia do País.

“Como um Banco Africano, olhemos para o nosso nome, que diz: “Para Africa”, por isso é fundamental para nós apoiarmos economias africanas, negócios africanos, garantindo que operem na sua melhor versão. Então olhando especificamente para Moçambique, somos aquele banco que tenta trazer a capacidade de instituição africana para apoiar negócios em diferentes sectores no país”

Recordou que, recentemente, o UBA assinou alguns acordos com instituições parceiras para apoiar as Micro, Pequenas e Médias Empresas em Moçambique, porque, conforme disse, “sabemos que o futuro e a capacidade para crescer está indústria”.

Fonte: O Económico

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